O Botafogo sofre uma das maiores pressões sobre o elenco na temporada e muito se deve, aliás, à perda de gordura na liderança do Brasileiro. Afinal, o time, que chegou a se isolar na ponta da tabela em relação aos concorrentes, viu os rivais encostarem, acirrando a disputa pelo campeonato. Agora, o Alvinegro encara verdadeiras “decisões” na sequência do ano: pega Grêmio e Bragantino, ambos atualmente no G4 e à caça dos cariocas.
No primeiro turno, por sinal, o Glorioso, além de ter a melhor campanha da história em pontos corridos, se deu bem nos confrontos diretos. Tanto é que venceu os cincos embates contra adversários próximos na classificação. Fez 3 a 2 sobre o Flamengo, 2 a 0 no Atlético-MG, 1 a 0 em cima do Palmeiras, 2 a 0 no Grêmio e 2 a 0 sobre o Bragantino. Resultados que frearam qualquer tipo de tentativa de atrapalhar, até então, a busca pelo título.
Porém, o cenário no returno sofreu drástica mudança, assim como a própria produtividade do grupo dentro das quatro linhas. O Botafogo já atuou três vezes, desde a 20ª rodada, diante de oponentes que também brigam para conquistar a taça. Diferentemente da metade inicial da Série A, quando ganhou todas, os cariocas não levaram sequer um ponto. Derrotas por 2 a 1, 1 a 0 e 4 a 3 para Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras, respectivamente.
Queda no segundo turno
Inclusive, o rendimento do Alvinegro não é ruim apenas em duelos diretos pelo título do Campeonato Brasileiro. Isso porque, em todo o segundo turno, o aproveitamento de modo geral também deixa muito a desejar. Dos últimos nove jogos disputados, saiu de campo com os três pontos em somente dois, empatou outros dois e perdeu cinco. Assim, tem a terceira pior campanha do returno.
Os únicos clubes que seguem atrás do Botafogo nessa ranking são justamente os dois mais favoritos a disputar a Série B do ano que vem: Coritiba e América-MG. Aliás, o Coelho recebeu o Coxa, na noite desta quarta-feira (8), no Independência, foi derrotado por 3 a 0 e está matematicamente rebaixado na competição. Goiás, Cruzeiro, Vasco, Santos, Bahia, Corinthians e Cuiabá ainda lutam para se safar do descenso.
Botafogo x Grêmio
Para a partida contra o Grêmio, nesta quinta (9), às 20h, em São Januário, pela 33ª rodada, o Botafogo tem um desfalque de peso. Tiquinho Soares levou o terceiro amarelo no clássico do início da semana e não fica à disposição. Diego Costa deve ser o substituto no ataque. No entanto, a comissão conta com retornos no sistema defensivo: Adryelson, Víctor Cuesta e Marlon Freitas. O trio cumpriu suspensão e volta à formação titular.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook