Os voos altos do Brasília Basquete longe da capital federal pelo NBB começam nesta sexta-feira (3/11), quando a equipe do quadradinho visita o Pato, no Paraná. No terceiro compromisso da temporada pela elite da bola laranja, os comandados por Dedé Mesquita podem alcançar um feito simples, mas que o time candango não conseguia há quatro anos: ter mais vitórias do que derrotas. A partida no Ginásio do Sesi, em Pato Branco, começa às 19h30, com transmissão no YouTube.
A última vez que os brasilienses tiveram um recorde positivo foi durante a temporada 2019/20. Na ocasião, os candangos começaram a edição com três vitórias e duas derrotas, mas entraram em uma série de resultados negativos e ficaram para trás no campeonato. Naquele ano, inclusive, o adversário da terceira partida também foi o Pato, no Paraná, e terminou com triunfo do Brasília por 76 x 73. Atualmente, o time se encontra com um triunfo, contra o Pinheiros, e uma revés, frente ao Corinthians.
A passagem em Pato Branco é de parada única, pois a equipe faz apenas um jogo e volta para a Arena BRB, onde terá novos compromissos contra sulistas, mas desta vez os gaúchos União Corinthians (9/11) e Caxias (11/11). Do outro lado, os paranaenses completam os embates contra times candangos, tendo vencido o Cerrado por 83 x 65 na última terça-feira (31/10).
A equipe do técnico Dedé Barbosa se encontra em oitavo no campeonato, podendo subir uma posição em caso de vitória, enquanto o Pato vem pouco atrás, em décimo. Se sair derrotado, o Brasília pode despencar para o 13º lugar, motivo para entrar em quadra com atenção redobrada.
“Jogar aqui no sul sempre é difícil. Eles estão em uma boa sequência e estão encaixando o time. Nós também estamos nesse processo de pegar a química entre os atletas. Tivemos um período bom de treinamentos e estamos preparados para encarar o Pato”, disse Dedé.
Na temporada passada, os adversários da vez se enfrentaram duas vezes, com uma vitória em casa para cada. No DF, o Brasília venceu por 79 x 66, com duplo-duplo de 25 pontos e 10 rebotes para Leal. No Sul, foi vez do Pato dominar e ganhar por 91 x 64, turbinados pelos 21 pontos cada para a dupla Materan e Roque.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima