GINÁSTICA

Medalhistas no Mundial de ginástica são homenageadas pelo COB

Campanha de seis medalhas do Brasil no Mundial de Ginástica Artística, em outubro, na Bélgica rendeu painéis com fotos de personagens como Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Jade Barbosa

Equipe feminina de Ginástica Artística posa para foto com o presidente do COB, Paulo Wanderley -  (crédito: Marina Ziehe/COB)
Equipe feminina de Ginástica Artística posa para foto com o presidente do COB, Paulo Wanderley - (crédito: Marina Ziehe/COB)
postado em 29/11/2023 17:26

A história da ginástica artística brasileira está gravada nas paredes da Areninha, o centro de treinamento da modalidade no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (29/11), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) entregou mais três painéis em homenagem às medalhistas do país no Mundial da Antuérpia, disputado em outubro, na Bélgica.

Durante a jornada nos tablados do Velho Continente, as meninas do Brasil conquistaram seis medalhas, incluindo a prata inédita na prova por equipes femininas. Segundo o COB, a iniciativa é uma forma de reconhecer e valorizar os trabalhos de atletas com feitos nas principais competições.

“É uma justa homenagem que o COB faz para manter viva a lembrança dos feitos dos nossos atletas, porque a história vai ficar registrada. Acredito que é uma conquista na qual reflete o trabalho de toda a equipe e serve de exemplo para as próximas gerações”, discursou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

O maior e primeiro painel apresentado faz referência ao time da ginástica brasileira. Na sequência, Flávia Saraiva, bronze no solo no Mundial, e Rebeca Andrade, ouro na prova do salto, prata no individual geral e no solo, e terceira colocada na trave, inauguraram os respectivos quadros.

Jade Barbosa falou em nome da equipe. “Fico muito feliz de ter essa tradição de registrar a memória para que todos consigam ter acesso às conquistas da ginástica. O COB, sempre muito presente, deu todo o suporte que a gente precisou, então ver esse painel ali no alto traz um filme na cabeça, porque não é só sobre essa geração, são muitas gerações que contribuíram para chegarmos aqui. Foi um sonho que se tornou realidade e espero que fique esse legado”, torce.

“Não tem sensação melhor do que deixar o nosso legado na ginástica. Obviamente, a gente sempre quer aumentar mais o número de medalhas e colocar mais resultados ali, mas hoje é um dia de comemoração. Não só de celebrar a minha foto, mas a da equipe também, pois sabemos o quanto lutamos. Valeu muito a pena”, discursou Flavinha.

Além da prata por equipes, Flávia Saraiva foi bronze no solo no Mundial
Além da prata por equipes, Flávia Saraiva foi bronze no solo no Mundial (foto: Mariana Ziehe/COB)

Queridinha do Brasil, Rebeca Andrade também se diz honrada com a homenagem. “Sabemos que para conquistar todas essas medalhas foi preciso muito trabalho. Tivemos momentos muito difíceis, mas também muito felizes. Então poder estar aqui com toda equipe e todas as pessoas que nos apoiaram desde o início faz toda a diferença. É a realização de um sonho”, compartilhou a paulista de Guarulhos.

Rebeca Andrade conquistou cinco medalhas na última edição do Mundial
Rebeca Andrade conquistou cinco medalhas na última edição do Mundial (foto: Mariana Ziehe/COB)

  • Rebeca Andrade conquistou cinco medalhas na última edição do Mundial
    Rebeca Andrade conquistou cinco medalhas na última edição do Mundial Foto: Mariana Ziehe/COB
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->