O futebol do Distrito Federal terá a adição de duas novas competições no calendário esportivo de 2024. Conforme anunciado na última segunda-feira (27/11), após reunião da Assembleia Geral Ordinária (AGO), convocada pelo presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, dois torneios inéditos serão disputados no quadradinho no próximo ano: um no feminino, e um no masculino.
Pelo lado das mulheres, outro campeonato fará companhia ao já existente Candangão, disputado, normalmente, durante o segundo semestre. Trata-se do Campeonato Candango Sub-18, que chegará, de acordo com Vasconcelos, para fomentar o cenário do futebol feminino em Brasília.
"O futebol feminino vem crescendo a passos largos. E nós, como a quarta federação ranqueada na CBF devemos, por obrigação, seguir a tendência da modalidade. Assim, entendemos que a melhor forma de fomento é a criação de competições de base, com o objetivo de fazer nascer novas atletas em nossa cidade", explicou ele.
Em relação aos homens, a nova competição também acontecerá para fortalecer as categorias de base. A Copa Brasília sub-20 será mais curta em relação ao Candangão, e terá a participação das oito melhores equipes da competição citada, da mesma categoria. Enquanto o principal torneio sub-20 acontece no primeiro semestre, o novo campeonato está previsto para dar a largada no fim de 2024.
"Os times sentem a necessidade de movimentarem seus calendários e tem também a sequência para os atletas aproveitarem suas datas natalícias. Além disso, os times classificados para a Copa São Paulo terão uma excelente oportunidade de treinarem suas equipes em alto nível. Acredito que será muito produtiva para todos", opinou o presidente.
O encontro, além disso, também teve como objetivo apresentar a previsão orçamentária para o ano que virá. Em relação ao novo período, Daniel Vasconcelos comemora a aprovação da medida junto aos representantes dos 36 clubes filiados à federação.
"Estou bastante satisfeito porque estamos todos (clubes e federação) infundidos no crescimento do nosso futebol, por isso estamos colhendo os frutos. Tenho mais cinco anos de mandato pela frente e é nesse caminho que quero que continuemos, para em breve voltarmos ao topo, onde já estivemos", discursou.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br