A melhor campanha da história dos Jogos Parapan-Americanos pertence ao Brasil. O caminho de sucesso na edição do Chile, de 17 a 26 de novembro, foi trilhado com 343 medalhas — 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes — e teve participação direta do Distrito Federal. O quadradinho colabrou com 5% do total de conquistas.
Celeiro dos esportes paralímpicos do país, a capital federal alcançou com 19 pódios na competição disputada em Santiago. Dos 16 brasilienses que aterrissaram na capital chilena para a nobre missão, 11 abocanharam pelo menos uma medalha.
A maior contribuição vem das piscinas. Fenômeno da natação, a cria de Sobradinho Wendell Belarmino conquistou cinco ouros e uma prata. Na categoria S11, para atletas com deficiência visual, o brasiliense foi campeão dos 50m livre, 100m borboleta, 200m medley, 100m costas e revezamento 4x100m medley com Douglas Matera, Carol Santiago e Lucilene Sousa. O vice de Belarmino veio nos 400m livre.
O badminton foi a segunda modalidade que mais rendeu alegrias ao Distrito Federal no Parapan ao fechar a jornada com quatro conquistas. Nas disputas simples WH1 masculino e feminino — para cadeirantes com maior comprometimento motor —, Daniele Souza e Marcelo Conceição fizeram a festa. Os dois também brilharam nas disputas por duplas das respectivas categorias ao lado de Ana gomes e Julio Cesar Godoy.
No atletismo, Rayane Soares foi o principal nome do quadradinho, com dois ouros nas provas dos 100m e 400m da categoria T13 para atletas com deficiência visual. Os ouros não pararam por aí. Nas disputas coletivas, o Brasil levou a melhor no golbol, com os representantes Leomon Moreno e André Claudio Dantas, e no futebol para jogadores com paralisia cerebral, com Ângelo Matheus.
O Distrito Federal obteve duas pratas na versão chilena do Parapan. Edmar Barbosa faturou o vice-campeonato das duplas do WH1 e WH2 do badminton junto ao paulista Rodolfo Cano. No tênis em cadeira de rodas, Maria Fernanda chegou ao pódio após parceria com a mineira Meyricoll Duval. O bronze ficou por conta de Ana Gabriely Assunção e Jéssica Vitorino no golbol feminino.
Lista completa
Ouro
Natação
Wendell Belarmino – 50m livre – S11
Wendell Belarmino – 100m borboleta S11
Wendell Belarmino – 200m medley S11
Douglas Matera, Carol Santiago, Wendell Belarmino e Lucilene Sousa – Revezamento 4x100m
Wendell Belarmino – 100m costas S11
Atletismo
Rayane Soares – 100m T13
Rayane Soares – 400m T13
Badminton
Daniele Souza – Simples feminino WH1
Ana Gomes e Daniele Souza – Duplas WH1-WH2
Julio Cesar Godoy e Marcelo Conceição – Duplas masculino WH1-WH2
Marcelo Conceição – Simples masculino WH1
Futebol PC
Ângelo Matheus
Golbol
Leomon Moreno
André Claudio Dantas
Prata
Badminton
Edmar Barbosa e Rodolfo Cano – Duplas WH1-WH2
Natação
Wendell Belarmino - 400m livre S11
Tênis em cadeira de rodas
Meyricoll Duval e Maria Fernanda – Duplas femininas
Bronze
Golbol
Ana Gabriely Assunção e Jéssica Vitorino
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br