Os especialistas do Terrabolistas, programa semanal do Terra, tentaram responder a pergunta que mais se fez no mundo da bola do Brasil nesta segunda-feira (27/11). Dos seis candidatos que ainda lutam pelo título, após os jogos desta 35ª rodada, qual levará o título? O âncora Leandro Chaves, as jornalistas Aline Küller e Fernanda Arantes e o treinador Sérgio Soares não tiveram opiniões unânimes. Mas deixaram claro que Palmeiras e Flamengo são os principais candidatos.
Aline Küller acredita que o Flamengo é aquele com mais chances. Afinal, engrenou com Tite, tem ótimo elenco e deve vencer todos os jogos que restam. Já o Palmeiras pode perder pontos em algum dos seus compromissos finais:
“Caso vença o Atlético-MG nesta rodada de meio de semana, o Flamengo passa a ser o favorito. Afinal, acredito que o Rubro-Negro deve vencer seus jogos e o Palmeiras pode tropeçar. Além disso, o Fla passando pelo Galo jogará uma grande pressão em cima dos paulistas. E há o trabalho do Tite, que é um treinador fenomenal, que mal chegou e já deu solidez a um time excelente”.
Palmeiras ou Flamengo?
Fernanda Arantes também elogia o treinador do Flamengo, mas tem uma outra opinião: vai dar Verdão na cabeça.
“O Palmeiras será campeão. Mas temos de enaltecer a guinada que o Flamengo teve nessa reta final com o trabalho do Tite. O Fla tem um elenco bom e a gente sempre questionava: o que estava acontecendo?”
Sérgio Soares fica um pouco mais em cima do muro:
“Não dá pra cravar. Mesmo o Palmeiras com uma tabela melhor do que a do Flamengo e ciente de que o que era uma possibilidade de ser campeão há algumas rodadas ter se tornado real. Vejo a rodada do meio desta semana como fundamental, pois a pressão cresce do lado palmeireinse. Assim, mais uma vez o excelente trabalho psicológico da comissão técnica faz pode fazer a diferença”.
Já o âncora Leandro Chaves é enfático: os palmeirenses levarão de lavada. E mais: levam o caneco antes da última rodada.
“O Palmeiras vai passar o carro e acredito que o campeonato acaba no próximo domingo (penúltima rodada). Assim acabará com algumas cicatrizes do Verdão. Já curou uma ao vencer o Botafogo por 4 a 3 após perder por 3 a 0. Acabando com a aquela derrota para o Vasco em 1999 (vencia por 3 a 0 e perdeu por 4 a 3). E o que rolou no Brasileiro de 2009, quando tinha o título na mão e perdeu a liderança na rodada 34, vendo o Flamengo ser campeão. Exatamente a rodada em que passou a ficar na ponta neste ano”.
O ‘Caso Botafogo’
Mas, e o Botafogo? Afinal, está atrás apenas um ponto dos líderes Palmeiras e Flamengo?
“Esse campeonato rodou, rodou… e são os times principais estão na briga pelo título. O campeonato do Botafogo teve um turno espetacular, mas e as equipes não o tratava como líder, tanto as menores quanto as maiores. Para eles, o Botafogo é um time comum. E aí desandou. Hoje, está apenas um ponto atrás. Mas acabou para o Botafogo”.
Sérgio Soares diz que mudança de treinador foi fundamental para a queda de rendimento.
“Luis Castro saiu e entrou Caçapa e a linha seguiu a mesma. Mas quando o Bruno Lage chegou, tentou colocar a cara dele num processo que estava andando bem. Além disso, começou a dar declarações polêmicas e desnecessárias. E o grupo não estava com ele. Lage sai e entra o Lucio, a pedido dos boleiros. E a sua postura atrapalhou. Não teve mão na hora de mexer. Enfim, o caminho que o Botafogo percorreu faz com que ele não dispute o titulo”.
Para Aline, a escolha do Lage foi errada, mas a demissão dele foi ainda mais errada.
“Lage deixou o Botafogo 11 pontos na frente. Tinha de suportá-lo até ganhar o campeonato e, depois ele iria embora”.
“O Botafogo é o maior vexame da era dos pontos corridos”, finalizou Fernanda Arantes.
Veja abaixo a íntegra do programa desta semana do Terrabolistas:
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br