O primeiro treino livre do Grande Prêmio de Abu Dhabi da Fórmula 1 nesta sexta-feira (24/11) foi diferente do que o torcedor está acostumado. A sessão inicial da última corrida da temporada não teve nenhum campeão mundial na pista e metade do grid composto por novatos, entre eles o brasileiro Felipe Drugovich. O atual detentor do título da Fórmula 2 conseguiu se destacar no pelotão e foi o segundo mais rápido, atrás apenas de George Russell, da Mercedes.
O piloto paranaense de 23 anos guiou a Aston Martin de Fernando Alonso como parte do processo de desenvolvimento dentro da equipe britânica, na qual é reserva. Drugo já havia pilotado o AMR23 em outras duas ocasiões, nos testes de pré-temporada e no TL1 do GP de Monza, mas o melhor desempenho foi em Abu Dhabi. O brasileiro fez 1m26s360 na volta mais rápida, apenas 0m288s atrás de Russell.
“P2 na minha segunda sessão de treino livre 1 do ano é uma sensação ótima! Eu realmente gostei de estar aqui. No início da sessão o foco era principalmente em testes aerodinâmicos, isso significou voltas constantes e consistentes para coletarmos dados e otimizar o acerto para as próximas sessões. Depois disso, fui com pneus macios e pude acelerar, que é sempre a melhor parte. O carro parecia rápido, fizemos progresso desde Monza, e acho que estamos começando o fim de semana em um bom lugar”, explicou Felipe.
“Agora estou ansioso para apoiar a equipe neste fim de semana e depois voltar à pista na terça-feira para o teste de final de temporada para jovens pilotos. Ter um dia inteiro de corrida é sempre benéfico para entrar num bom ritmo e encontrar os limites do carro”, completou o brasileiro.
Além de Drugovich, outros nove calouros completaram a sessão do TL1. Foram eles: Jack Doohan (Alpine), Theo Pourchaire (Alfa Romeo), Frederik Vesti (Mercedes), Pato O'Ward (McLaren), Oliver Bearman (Haas), Robert Shwartzman (Ferrari), Zak O'Sullivan (Williams), Isack Hadjar e Jake Dennis (RBR).
O cronograma da Fórmula 1 para o último final de semana da temporada ainda conta com outros dois treinos livres, além da classificação, às 11h de sábado (25/11). A corrida está marcada para às 10h de domingo (26/11), com transmissão da Band TV e da Band Sports. Apesar do título de pilotos e construtores já ter sido vencido por Max Verstappen e a Red Bull, respectivamente, a briga por outras posições segue intensa, principalmente entre Mercedes e Red Bull pelo segundo lugar de equipes.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br