Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras segue sonhando com o bicampeonato nacional. O Verdão está com 62 pontos, dois a mais que o Botafogo, que ainda tem um jogo a menos e pode recuperar a primeira posição. Contudo, o time de Abel Ferreira terá que enfrentar seu maior fantasma em 2023, para seguir na luta pela taça: a pausa para a Data-Fifa.
Afinal, todas as vezes que a Data-Fifa paralisou as partidas na temporada, o Palmeiras retornava com um desempenho abaixo do esperado. Neste período, é possível contabilizar uma derrota no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, uma eliminação na Libertadores e uma sequência negativa no Brasileirão.
Na pausa de março, o Alviverde somou uma derrota na primeira final do Campeonato Paulista para o Água Santa, por 2 a 1. Além disso, o Palmeiras também somou um revés para o Bolívar por 3 a 1, na Libertadores.
Na Data-Fifa de junho, o Verdão conseguiu apenas uma vitória em oito partidas após a pausa. O triunfo ocorreu contra o Bolívar, pela Libertadores. Neste período, a equipe de Abel Ferreira teve alguns tropeços no Brasileirão, como a derrota para o Botafogo, em pleno Allianz Parque, além de ser eliminado pelo rival São Paulo na Copa do Brasil.
Já em setembro, após outro momento de pausa por conta da Data-Fifa, o Verdão novamente entrou em ”crise”. Afinal, o Palmeiras até venceu o Goiás por 1 a 0 no retorno. Mas, depois, engatou três derrotas seguidas no Brasileiro diante de Grêmio, Bragantino e Santos. Além disso, foi eliminado na Libertadores para o Boca Juniors.
Por fim, na última Data-Fifa, o Palmeiras retornou mal, ao perder para o Atlético-MG por 2 a 0, no Allianz Parque. Contudo, após este revés, o Verdão engatou cinco vitórias seguidas, conseguindo encostar na liderança.
Jogadores do Palmeiras também cai de rendimento
O momento ruim do Palmeiras após a Data-Fifa se passa muito pela queda de rendimento de seus jogadores convocados. Por exemplo, o atacante Rony esteve com a Seleção Brasileira duas vezes, mas apresentou uma queda após a primeira convocação, passando em branco nas finais do Paulistão. Tanto que, atualmente, perdeu o lugar para Endrick e vem frequentando o banco de reservas.
Contudo, quem mais oscilou foi Raphael Veiga. Presente em todas as convocações para a Seleção em 2023, o camisa 23 somou atuações apagadas nos jogos seguintes às Datas Fifa. O cenário se passa pela quebra de ritmo. Titular absoluto com Abel Ferreira, o meia atua muito pouco com a Canarinho, fazendo seu ritmo diminuir. Assim, quando retorna ao Verdão, não consegue mostrar o mesmo desempenho.
Assim, surge até uma certa preocupação com Endrick. Principal nome nesta arrancada do Palmeiras, ele foi convocado por Fernando Diniz para enfrentar Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa. Desta forma, há uma incógnita sobre como o jovem de 17 anos voltará para a reta final do Brasileirão.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br