string(9) "/esportes"
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Com edição limitada, Vasco venderá camisa em homenagem ao goleiro Nelson

Utilizada por Léo Jardim na partida contra o Fortaleza, camisa na cor branca fez sucesso entre os vascaínos nas redes sociais

Léo Jardim com a camisa branca -  (crédito: Foto: Leandro Amorim/Vasco)
Léo Jardim com a camisa branca - (crédito: Foto: Leandro Amorim/Vasco)

A terceira camisa de goleiro do Vasco, estreada por Léo Jardim na partida contra o Fortaleza, no dia 18 de outubro, começará a ser vendida em dezembro. A peça, que fez bastante sucesso entre os torcedores, é uma homenagem a Nelson da Conceição, o primeiro goleiro negro da história do clube carioca e da Seleção Brasileira.

Segundo o “ge”, o Cruz-Maltina iniciará a venda do uniforme, predominantemente na cor branca, no dia 15 de dezembro. No entanto, vale destacar que as peças terão edição limitada.

Léo Jardim com a camisa branca – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Inspiração da camisa

Assim como o modelo de jogar, o uniforme três do Vasco desta temporada, é inspirada nos Camisas Negras, time campeão carioca em 1923. Nelson, natural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, era o goleiro desta histórica equipe cruz-maltina. Assim, um dos grandes nomes do Gigante da Colina, ele foi campeão nos anos de 1922, 1923 e 1924. Posteriormente, se tornou o capitão da equipe.

Curiosidade

Os rivais do Vasco chamavam o goleiro de chofer Nelson. Mas, por qual motivo? Ele trabalhava como chofer de praça, ou taxista, no Engenho de Dentro. Na época, era uma profissão proibida pela Liga Metropolitana, que organizava as competições. Afinal, o futebol era um esporte que contava com a elite carioca.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 20/11/2023 16:54 / atualizado em 20/11/2023 17:29