No Dia da Consciência Negra (20/11), Vini Júnior, brasileiro que vem lidando com ataques racistas no futebol espanhol, fez uma nova ação em prol de combater este preconceito. O jogador do Real Madrid espalhou por todo o Brasil, e até em cidades do exterior, como em Nova York, nos Estados Unidos, a frase “Racismo, não finja que não vê”.
O combate ao racismo é uma bandeira social que Vinícius Júnior defende desde o seu início no futebol profissional. Aliás, atualmente, ele busca a alteração legislativa espanhola para tornar a injúria racial um crime.
No entanto, o “Racismo, não finja que não vê” não é o único ato de Vini, nesta segunda-feira, perante a luta contra o racismo. Por meio do Instituto Vini Jr, ele lançou o Manual da Educação Antirracista. Trata-se de um conteúdo com mais de 60 páginas que fornece às escolas materiais que tornam o ambiente educacional mais inclusivo. Assim, um dos temas citados no conteúdo é o posicionamento de órgão e cidadão perante aos casos de racismo.
Vini Júnior de volta à Espanha
Após sofrer uma lesão na coxa esquerda na partida contra a Colômbia, o jogador do Real Madrid foi cortado da Seleção Brasileira. Dessa forma, já está na Espanha para tratar da contusão. Aliás, a previsão é que Vini retorne aos jogos apenas em 2024.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br