Em crise, o Union Berlin, da Bundesliga, entrou para a história do futebol alemão. Afinal, nesta quinta-feira (16), o clube demitiu o técnico Urs Fischer. Assim, o interino Marco Grote, das divisões de base, assume o cargo. Para ajudá-lo, os berlinenses chamaram a treinadora Marie-Louise Eta, que será auxiliar.
Ícone do futebol feminino, aos 32 anos, Eta é a primeira treinadora que trabalha em uma comissão técnica da Bundesliga, a liga profissional da Alemanha.
Eta teve destaque enquanto jogadora. Assim, como meia, ela conquistou uma Champions League, três ligas e duas copas pelo Turbine Potsdam. Ela também acumulou passagens por Hamburgo, Cloppenburg e Werder Bremen, todos da Alemanha.
Em 2019, Eta começou a carreira de treinadora no sub-15 do Werder Bremen. Depois, treinou seleções alemãs femininas sub-19, sub-15 e sub-17. Em julho deste ano, ela começou a dobradinha com Marco Grote no sub-19 do Union Berlin. Agora, ambos foram promovidos à equipe principal.
Eta terá a missão de ajudar Grote na Bundesliga e na Champions League, em um time que não vence há 14 jogos. No Campeonato Alemão, a equipe da capital é a lanterna, com seis pontos em 11 jogos. Na competição internacional, também passa vergonha: soma um ponto em 12 disputados e precisa vencer os dois jogos que restam para garantir vaga na Liga Europa.
A auxiliar estreia pelo Union no dia 25/11, sábado, contra o Augsburg, em casa, no Alte Försterei, pela rodada 12 desta edição do Campeonato Alemão.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br