Recorde

Australiana bate recorde da onda mais alta surfada sem ajuda de jet-ski

O recorde foi obtido no dia 22 de janeiro, quando a surfista de 31 anos enfrentou a onda gigante na costa da ilha havaiana de Oahu

O recorde anterior pertencia a Andrea Moller com 12,8 metros, que o manteve por oito anos -  (crédito: CHRISTOPHE SIMON)
O recorde anterior pertencia a Andrea Moller com 12,8 metros, que o manteve por oito anos - (crédito: CHRISTOPHE SIMON)
Agência France-Presse
postado em 10/11/2023 15:42

A australiana Laura Enever bateu o recorde feminino da onda mais alta surfada sem ajuda de jet-ski, atingindo 13,3 metros, anunciou nesta quinta-feira (9) o Guinness World Records. 

O recorde foi obtido no dia 22 de janeiro, quando a surfista de 31 anos enfrentou a onda gigante na costa da ilha havaiana de Oahu. 

A marca só foi anunciada onze meses depois porque os jurados do Guinness Book tiveram que fazer várias verificações antes de aceitá-la. 

O recorde anterior pertencia a Andrea Moller com 12,8 metros, que o manteve por oito anos. 

Outras surfistas domaram ondas maiores, mas com a ajuda de jet-skis para se lançarem.

Enever enfrentou uma parede de água somente com a força de seus braços. 

Em um vídeo publicado pela World Surf League é possível ver a surfista tomando posição e depois descendo até à base da onda, antes de ser engolida por uma grande nuvem de espuma. 

"Quando a onda veio eu estava no lugar ideal", disse Enever, entrevistada pelo Sydney Morning Herald. 

"Eu me virei e só tive que dar algumas braçadas, foi como se a onda me levasse junto", acrescentou. 

"Eu sabia que era grande quando remei, mas foi quando olhei para frente que disse 'é uma longa descida, é a maior onda que já peguei'", continuou ela. "Estou muito feliz, não há nada melhor". 

O alemão Sebastian Steudtner detém o recorde absoluto da maior onda surfada, com 26,21 metros, em outubro de 2020, em Nazaré (Portugal), mas ele conseguiu a façanha com a ajuda de um jet-ski.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->