O Brasília Basquete não conseguiu aproveitar o fator casa para disparar no NBB e foi derrotado pelo União Corinthians por 92 x 82, nesta quinta-feira (9/11), na Arena BRB Nilson Nelson. De volta à capital após vencer o Pato fora, o time candango teve a chance de entrar no top-5 do campeonato, mas ficou atrás no placar desde o começo e não teve tempo de concluir a reação no fim. Com o resultado, os comandados por Dedé Barbosa caíram quatro posições e agora ocupam o 11º lugar na tabela.
O cestinha e destaque do jogo pelo time gaúcho foi o estadunidense Duane Johnson, com 22 pontos e 11 rebotes. Além dele, o armador sérvio Radovan Djokovic terminou com 20 pontos e 7 assistências. No Brasília, Thomas Cooper contribuiu com 19 pontos e Gui Bento com 15, mas não conseguiram impedir o revés.
“Quando conseguimos implementar um ritmo mais forte, mais físico na defesa, foi quando a gente conseguiu voltar no jogo e essa é a maior lição que temos que ter. É um aprendizado que fica para a temporada. A nossa equipe é uma equipe que precisa estar bem na defesa para o jogo fluir. Todos os jogos que não começamos assim, pagamos o preço. Vamos conversar e descansar, porque temos um jogo importantíssimo e queremos sair com a vitória, principalmente dentro de casa”, disse o armador Deryk Ramos.
Começo desligado e desvantagem no placar
Os visitantes abriram vantagem logo no primeiro quarto e com direito a um toque internacional. Dono da armação, o sérvio Radovan Djokovic distribuiu quatro assistências no período inicial, enquanto a finalização das jogadas ficou por conta do estadunidense Duane Johnson, com 8 pontos.
Do lado candango, Paulo Lourenço foi quem mais tentou e contribuiu com 4 pontos, mas machucou a perna e saiu de quadra com dois minutos restando no relógio. Com dificuldade para converter os arremessos e apenas 25% de aproveitamento, o Brasília ficou para trás no placar e viu a parcial terminar 9 x 21 a favor do União Corinthians.
No segundo quarto, o veterano Deryk apareceu para colocar os mandantes no jogo, mas, apesar dos 8 pontos do armador, Johnson seguiu somando mais pontos pelo lado gaúcho e terminou a metade inicial com 15 no total. Com os dois times produzindo melhor em quadra, o período foi o de maior pontuação (23 x 27) na partida, mas novamente com os visitantes levando a melhor e indo para o vestiário na frente por 32 x 48.
Recuperação frustrada no fim
Na volta do intervalo, o Brasília voltou a ter problemas no aproveitamento. Em oito tentativas do perímetro, o time não conseguiu acertar nenhuma, enquanto o União fez 4 em 6 chutes. Djokovic somou 10 dos 25 pontos da equipe e ajudou a aumentar a vantagem para 50 x 73 com apenas mais dez minutos de partida.
Na última etapa, os donos da casa tentaram a reação e chegaram a cortar a diferença para 6 pontos. Castigando o adversário nas bolas de três e mais firmes na defesa, o Brasília foi liderado pelos 10 pontos de Cooper e manteve a briga até o segundo final, mas o relógio foi inimigo e o jogo terminou em 82 x 92 para o União Corinthians.
Próximos jogos
O Brasília segue na capital federal para mais um jogo contra um visitante gaúcho, desta vez o Caxias do Sul, no sábado (11/11). A bola sobe às 16h, na Arena BRB Nilson Nelson, com transmissão no YouTube. Já o União Corinthians volta para Santa Cruz do Sul e recebe o Mogi na próxima segunda-feira (13/11), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br