A capital do país está pronta para sacar por um match point contra a saudade. Depois de 25 anos, Brasília receberá neste fim de semana a Billie Jean King Cup. Inaugurada em 1963, a principal competição de tênis feminino por equipes não desembarcava no Distrito Federal desde 1998, na Academia de Tênis, quando se chamava Fed Cup, e celebra o jubileu de ouro com um duelo de altíssimo nível nas quadras de saibro montadas no complexo da Arena BSB entre Brasil e Coreia do Sul nesta sexta-feira e no sábado. O sorteio dos confrontos está marcado para amanhã.
O país será representado nos playoffs pela nata da modalidade. Beatriz "Bia" Haddad Maia (11ª no ranking da WTA), Laura Pigossi (134ª) Carolina Meligeni (282ª), Luisa Stefani (18ª na lista de duplas) e Ingrid Martins (47ª) aterrissaram em Brasília na última segunda-feira e treinam na cidade em dois períodos sob o comando da capitã Roberta Burzagli para o duelo com as asiáticas.
A técnica justifica o padrão de excelência: "Fiz as escolhas com base na qualidade técnica das nossas jogadoras, que vêm evoluindo a cada temporada. Outro ponto importante também é a harmonia que essa equipe tem quando se reúne, tanto as jogadoras quanto a equipe técnica. Todas têm um espírito de competição por representar o país e isso faz o time subir de nível como um todo", comentou a treinadora em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Tênis.
A expectativa é por duelos difíceis. "Algumas coreanas já passaram pela equipe ITF Júnior do programa Grand Slam Player Development Programme (GSPDP). Elas não são muito habituadas a jogar no saibro, enquanto as brasileiras praticamente aprenderam tênis jogando nesse tipo de piso. Se somarmos o fator casa, com o calor da nossa torcida,tenho boas expectativas para o duelo", comenta Roberta Burzagli. Número 170 no ranking, Su Jeong Jang é a melhor sul-coreana na lista da WTA.
Maior referência do tênis nacional desde Gustavo Kuerten, Bia Haddad acumula 11 convocações para a Billie Jean King Cup. Nesta temporada, a paulista de 27 anos alcançou as semifinais de Roland Garros e figurou no top 10 de simples. A tenista chegou ao DF embalada por conquistas. Ela encerrou o calendário da WTA no mês passado com os títulos de simples e duplas no WTA Elite Trophy em Zhuhai, na China.
"Sobre 2023, acho que a perfeição está na imperfeição. Tiveram coisas que não saíram como eu gostaria, mas tudo o que fiz foi dando o meu 100%", avaliou Bia Haddad no retorno ao Brasil em um bate-papo com a imprensa, em São Paulo.
A tenista fez um balanço da temporada. "Eu sei que no dia 31 dezembro eu vou olhar para trás e saber que dei tudo de mim. Desde o 1º de janeiro ali, já jogando na virada do ano, jogando um alto nível de tênis na Austrália e ainda assim perdendo na primeira rodada. Depois. em Roland Garros foi como foi, e aí na grama já não foi como eu gostaria. Oscilei, como todos os seres humanos, e ali depois do US Open eu passei por umas situações difíceis, que não estavam no meu controle. Mentalmente não foi fácil para mim, mas sigo tralhando duro e terminei o ano de forma positiva", comentou Bia Haddad.
Em abril deste ano, o Brasil foi superado pela Alemanha por 3 x 1 nos Qualifiers da Billie Jean King Cup. O vencedor do mata-mata entre Brasil e Coreia do Sul terá direito a disputar o qualificatório em 2024. O derrotado será rebaixado à etapa continental.
Ingressos
Além de Bia, os fãs de tênis poderão curtir as medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 Laura Pigossi e Luisa Stefani. Os ingressos são comercializados no site ingressonacional.com.br. Na sexta-feira, serão disputados dois jogos de simples, em sequência, a partir de 12h30. No sábado, estão marcadas mais duas partidas de simples, às 10h. Em caso de empate, o tira-teima será no confronto de duplas para apontar a seleção classificada para participar do qualificatório em 2024.
Transmissão: ESPN 2 e Star+
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br