BRASILEIRÃO

Vitória do Vasco contra o Botafogo pilha Brasileirão de ponta a ponta

Gigante da Colina embaralha disputa pelo título e aumenta a tensão na corrida contra o rebaixamento para a segunda divisão

Paulo Henrique comemora o gol da vitória cruzmaltina, em São Januário: suficiente para sair da zona do rebaixamento -  (crédito:  Leandro Amorim/Vasco)
Paulo Henrique comemora o gol da vitória cruzmaltina, em São Januário: suficiente para sair da zona do rebaixamento - (crédito: Leandro Amorim/Vasco)
Arthur Ribeiro*
postado em 07/11/2023 00:01 / atualizado em 07/11/2023 08:40

Acabou a gordura e agora todo resultado é decisivo. A vitória do Vasco por 1 x 0 sobre o Botafogo na noite de ontem, em São Januário, abriu de vez a briga nas duas extremidades da tabela do Brasileirão. Com mais seis rodadas pela frente, além de partidas atrasadas, o campeonato chega para a reta final com tudo em aberto, seja pelo título, por uma vaga nos torneios continentais e contra o rebaixamento.

O triunfo fez o time cruzmaltino subir três posições na classificação e ainda causar um empate triplo com Bahia e Cruzeiro na casa dos 37 pontos, fora o Goiás, logo atrás com 35. Depois de amargar um lugar no Z-4 por boa parte da competição, o Gigante da Colina agora é dono da quinta melhor campanha do segundo turno, atrás apenas de times atualmente no pelotão de cima.

No fuzuê da degola, o Vasco continua ameaçado, mas esse perigo também assola outros que precisam abrir o olho. A diferença entre a Raposa, primeiro time dentro da zona, e o Fortaleza, nono colocado, ambos com jogos a menos, passou a ser de apenas 5 pontos. Com muitos confrontos diretos pela frente, qualquer resultado pode significar a permanência ou a queda para a Série B.

Já o revés do Glorioso encerrou qualquer margem para deslize do time de John Textor pelo título nacional. Depois de três derrotas consecutivas, o clube de General Severiano agora está empatado com o Palmeiras na ponta. Apesar de o Porco ter um jogo a mais, o Bragantino também chegou no retrovisor e é mais um a apresentar perigo, com um ponto a menos e o mesmo número de partidas.

No returno, o desempenho da equipe sob o comando do ex-técnico Bruno Lage e do efetivado Lúcio Flávio é de apenas 12 pontos em 12 rodadas. O desempenho é superior apenas aos de de América-MG e Coritiba, dupla que já pode sacramentar o rebaixamento nas próximas duas rodadas.

A queda de desempenho do Botafogo colocou em risco até a artilharia de Tiquinho Soares. Antes disparado na contagem de bolas na rede, o camisa 9 agora tem a companhia de Paulinho, do Atlético-MG, ambos com 16 gols, e Marcos Leonardo logo atrás, com 13.

O líder ainda enfrenta o Bragantino para um cara a cara em Bragança Paulista, no próximo domingo. Ou seja, o Massa Bruta controla o próprio destino e depende apenas de si para ser campeão, além de, no fim de semana, ter a chance de dar ao campeonato uma mudança na dianteira pela primeira vez desde a terceira rodada.

O pega-pega ainda continua entre os pretendentes por uma vaga na Libertadores. Grêmio, Galo e Flamengo, apesar de ainda alimentarem o sonho do título, têm a companhia do Athletico-PR e do Fortaleza na tentativa de ocupar o G-4 e ir direto para a competição continental. Os quatro que ficarem para trás lutam por apenas duas posições que qualificam para a fase preliminar do torneio, meta também mirada pelo Fortaleza.

Com mais um mês de bola para rolar, o Brasileirão pegou pilha e o torcedor pode se preparar para muita emoção nas rodadas finais. Resumindo tudo em três palavras: temos um campeonato.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação