O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu no domingo (5/11), o Grande Prêmio da Fórmula 1 de 2023, que contou com emoção do começo ao fim. O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, abandonou a prova ainda na volta de formação; Kevin Magnussen (Haas) e Alexander Albon (Williams) se envolveram em um acidente ainda na largada; e Fernando Alonso (Aston Martin) e Sergio Pérez (Red Bull) disputaram o terceiro lugar até a bandeira.
O campeão foi o holandês Max Verstappen, que é tricampeão desde o GP do Catar, e mais uma vez venceu o GP de São Paulo, no domingo. O holandês tornou-se o primeiro piloto a ultrapassar os 500 pontos em uma temporada, batendo os 524.
A emoção começou logo na largada. Ainda na volta de apresentação houve um acidente, com pneu rodando na pista. Charles Leclerc perdeu o volante da Ferrari, rodou sozinho e bateu no muro.
Também rolou briga entre Sergio Perez e Lewis Hamilton pelo vice-campeonato para eletrizar a corrida e o público que lotou as arquibancadas de Interlagos. Perez acabou levando a melhor, pois terminou em 4º lugar, e abriu 32 pontos em relação à Lewis, que ficou em 8º lugar.
Mais um acidente grave, ao ponto de interromper a prova, aconteceu ainda na primeira volta. Alexander Albon foi tocado de leve por Nico Hulkenberg e perdeu o controle do carro, encontrando na roda de Mugnusse. Com o choque, a Williams de Albon e a Haas de Mugnussen rodaram e soltaram detritos por toda a pista. Bandeira vermelha, fiscais e limpeza na pista. Para Albon e Magnussen, foi o fim da prova.
Houve então, uma nova largada, pressão de Verstappen e ultrapassagem incrível na última volta.
A Fórmula 1 retornará no dia 19 de novembro com o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, às 3h (horário de Brasília).
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori