GP de São Paulo

Fórmula 1 dá show em Interlagos com emoção e vitória de Verstappen

Piloto da RBR conquistou a 17ª vitória da temporada em prova marcada por abandono antes da largada, batida na primeira volta e pódio garantido só na linha de chegada; Lando Norris e Fernando Alonso terminaram em segundo e terceiro, respectivamente

Verstappen terá no mínimo 77,2% de aproveitamento na temporada, mesmo que perca em Las Vegas e Abu Dhabi, superando os 75% de Ascari em 1952 -  (crédito: Douglas Magno/AFP)
Verstappen terá no mínimo 77,2% de aproveitamento na temporada, mesmo que perca em Las Vegas e Abu Dhabi, superando os 75% de Ascari em 1952 - (crédito: Douglas Magno/AFP)
postado em 05/11/2023 16:19 / atualizado em 05/11/2023 16:25

São Paulo - O Grande Prêmio de Interlagos entregou de tudo e terminou com mais uma vitória de Max Verstappen no Brasil. Apesar do título garantido, o tricampeão liderou a corrida de ponta a ponta e subiu no lugar mais alto do pódio em São Paulo para sacramentar a temporada mais dominante da história, com no mínimo 77,2% de aproveitamento. Algoz de boa parte da torcida local pela rivalidade com o cidadão brasileiro Lewis Hamilton, o holandês da Red Bull agora já tem 17 triunfos em 20 corridas da temporada e segue aumentando o recorde de conquistas em um ano, que já é dele.

Lando Norris, da McLaren, ficou em segundo, e o veterano Fernando Alonso, da Aston Martin, garantiu o terceiro lugar cruzando roda a roda com Sergio Pérez, da RBR. O bicampeão ocupou o posto durante a maior parte do percurso e foi ultrapassado pelo mexicano faltando duas voltas para o fim, mas reassumiu a posição no último giro. A diferença entre os dois na linha de chegada foi de apenas 0.053 segundo. Xodó do público, Hamilton ficou apenas em oitavo.

A emoção em Interlagos começou antes mesmo das luzes apagarem. Na volta de apresentação, Charles Leclerc teve um problema hidráulico na Ferrari guiada por ele, passou reto na curva até parar no muro e precisou abandonar. Na largada, foi vez de Albon e Magnussen, que se chocaram no final da reta e colocaram bandeira vermelha na pista. A confusão ainda afetou Piastri e Ricciardo. A dupla de australianos sofreu danos nos respectivos carros devido aos dejetos da batida e precisaram fazer reparos durante a interrupção da corrida, por isso saíram pelos boxes na relargada e uma volta atrás do pelotão.

Se a Mercedes tinha tradição de ir bem em Interlagos, esse ano o cenário foi diferente. Depois de vencerem na temporada passada com a dobradinha de George Russell e Hamilton, desta vez as Flechas Negras caíram no pelotão a cada volta e quase não pontuaram no Brasil. Vencedor em 2022, o piloto do carro 63 abandonou a corrida faltando menos de 10 voltas para o fim, enquanto o oitavo lugar do heptacampeão complicou a briga com Sergio Pérez pelo segundo lugar no campeonato mundial.

O restante da zona de pontuação teve Fernando Alonso (4), Lance Stroll (5), Carlos Sainz (6), Pierre Gasly (7), Yuki Tsunoda (8) e Esteban Ocon (10). Além dos abandonos de Russell, Leclerc, Albon e Magnussen, a dupla da Alfa Romeo, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou também não terminaram a corrida.

Ao término da bateria tripla com as corridas dos Estados Unidos, México e Brasil, a Fórmula 1 terá uma semana de descanso e volta em 19 de novembro para a disputa do inédito Grande Prêmio de Las Vegas. A corrida noturna acontece na madrugada de sábado para domingo, às 3h da manhã, com transmissão da Band TV e da Band Sports. Depois, a despedida da temporada acontece em Abu Dhabi, no dia 26 de novembro.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação