O Brasil conquistou neste sábado (4/11), na decisão contra o Chile, a medalha de ouro no Pan-Americano de Santiago. O triunfo no Estádio Sausalkito, em Viña del Mar, veio a ferro e fogo: nos pênaltis, por 4 x 2, após 1 x 1 no tempo normal e prorrogação tensa e sem grandes oportunidades. Nas penalidades, os canarinhos levaram a melhor.
Os gols com a bola rolando foram de Maxi Guerrero no primeiro tempo, com o gremista Robert empatando apenas aos 40 da etapa final. Nas penalidades, o herói foi o goleiro Mykael. O jogador do Athletico-PR defendeu uma cobrança e cobrou o penal que valeu o topo do pódio.
Essa foi a quinta vez que a Seleção ficou com o ouro pan-americano. As demais edições foram em 1963, 1975, 1979 e 1987. O anfitrião Chile, que buscava a primeira medalha dourada, mais uma vez lamenta ficar com a prata. Afinal, na única vez que foi à final, há 36 anos, perdeu para o Brasil na edição de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Essa foi a medalha 200 do Brasil no Pan de Santiago. A seleção soma 63 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. Dessa forma, está atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 272 medalhas: 116 outros, 74 pratas e 82 bronzes.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br