Um fim de semana sempre aguardado no calendário da Fórmula 1 tem espaço na 20ª etapa do campeonato. O Grande Prêmio de São Paulo acontece entre sexta-feira (3/11) e domingo (5/11), no Circuito de Interlagos, na Zona Sul da capital paulista. A etapa recebe a última corrida sprint de 2023, com a despedida no sábado (4/11).
Em meio aos pontos abertos na rodada brasileira, a maior briga está nos segundos lugares nas tabelas de pilotos e equipes. O Brasil recebe a antepenúltima corrida do ano, antes das visitas da categoria a Las Vegas — de 16 a 18 de novembro — e do fechamento do ano, entre os dias 24 e 26, no GP de Abu Dhabi.
A diferença entre o segundo e o sétimo colocados marca o espaço de possibilidade para os vice-campeões. Ao todo, um piloto pode somar 86 pontos até o fim da competição. Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lando Norris e Charles Leclerc, respectivamente, são os candidatos
Nas equipes, os confrontos diretos estão mais esclarecidos, com 147 pontos máximos a serem somados por um time. Pelo vice, a Mercedes leva vantagem provisória de 22 pontos sobre a Ferrari. A McLaren, 75 pontos atrás da sua fornecedora de motores, ainda celebra a ultrapassagem em 20 pontos sobre a Aston Martin, pelo quarto lugar, mas também se postula, com quatro presenças no pódio das últimas cinco corridas.
Toda essa disputa pode ser mais real com um campeão menos competitivo. Mais tranquilo com o tricampeonato e com o recorde de vitórias em um ano batido (16), Max Verstappen tende a cumprir tabela no mês final.
O GP brasileiro tem o único treino às 11h30 de sexta-feira (3/11), antes da classificação, às 15h. O sábado de sprint (4/11), tem o qualificatório curto às 11h e a corrida curta de 100 km às 15h30. No domingo (5/11), as 71 voltas acontecem após o apagar das luzes vermelhas, às 14h. Todo o fim de semana tem transmissão da Band e do BandSports.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br