Anunciado em maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda chegou ao Fortaleza e mudou os rumos do clube. O mais novo feito do técnico argentino foi a classificação heroica para a final da Sul-Americana contra a LDU, do Equador, no sábado (28/10), às 17h. Com cinco vitórias e uma derrota, o comandante da equipe fez história na fase de grupos. Nesse recorte, foram 17 gols marcados e apenas cinco sofridos. Até chegar na final da competição, o treinador eliminou adversários, como Libertad e Corinthians, além do América-MG.
Vojvoda iniciou a carreira como técnico profissional em outubro de 2017, no Defensa y Justicia. Na ocasião, o clube conseguiu ficar na nona colocação do Campeonato Argentino. No mesmo ano, recebeu a proposta para treinar o Talleres, clube pelo qual trabalhou por dois anos. Colecionou 14 vitórias, nove empates e 12 derrotas. Em uma pequena passagem por outro argentino, o Huracán, os resultados não foram como esperado, com três empates e três derrotas.
Em 2020, arrumou as malas para o primeiro desafio no exterior. Treinou o Unión La Calera, do Chile, alcançou o vice da liga nacional e levou o clube à Libertadores. No ano seguinte, aceitou o desafio do Fortaleza após a saída de Enderson Moreira. A primeira opção era o técnico do Fluminense, Fernando Diniz, mas, por questões pessoais, a proposta foi recusada.
Em entrevista à TV Bandeirantes, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, revelou como achou o nome de Vojvoda. "O Alex Santiago (diretor de futebol) comentou que tinha um treinador jovem e que já tinha feito alguns bons trabalhos. Começamos a pesquisar, pegar informações de pessoas de confiança e vimos que ele tinha feito bons trabalhos em times com porte do Fortaleza, com orçamento menor. Fizemos um contato com ele, que conheceu nosso material e os jogadores. Entendemos o modelo de jogo dele. Foi quase uma semana de conversas. Falei para ele que aqui é sol o ano inteiro", revelou o cartola.
A proposta do clube era trazer um comandante para disputar a reta final do campeonato estadual, mas o argentino chegou para mudar a história do clube. Acumulando diversos títulos pelo Leão do Pici, Vojvoda conseguiu um feito inédito. No Campeonato Brasileiro de 2021, o argentino garantiu a classificação para a Copa Libertadores da América. Pelo Fortaleza, o treinador conseguiu ser tricampeão cearense de 2021 a 2023 e campeão da Copa do Nordeste 2022 de maneira invicta.
Garantido na final da Copa Sul-Americana, o Fortaleza é o segundo time nordestino a disputar uma final internacional. Antes, a façanha pertencia ao CSA, em 1999, com a decisão da Copa Conmebol contra o Talleres.