Adenor Leonardo Bachi conseguiu uma proeza depois da posse como técnico do Flamengo. Venceu duas partidas consecutivas contra Cruzeiro e Vasco. Feito raro entre os iniciantes na Era Landim. Dos 10 profissionais contratados em cinco anos de mandato do presidente rubro-negro, apenas um havia largado sem tropeços nas duas primeiras exibições: Renato Gaúcho. O adversário de Tite, hoje, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, deixou o sarrafo elevado.
Portaluppi herdou a prancheta de Rogério Ceni, em 2021, e empilhou sete vitórias consecutivas. O Inter quebrou a série ao golear o Flamengo por 4 x 0, no Maracanã. Levantamento do Correio Braziliense mostra que Abel Braga, Jorge Jesus, Domenec Torrent, Rogério Ceni, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira nem Jorge Sampaoli venceram duas partidas consecutivas como Tite e Renato Gaúcho.
Renato Gaúcho assumiu à época com a missão de colocar a casa em ordem e conquistar ao menos um título pelo Flamengo. Não deu no Brasileirão, na Copa do Brasil e, muito menos, na Libertadores. Embora tenha acumulado uma série de sete jogos invicto e duas sequências de nove sem perder, foi demitido depois do vice contra o Palmeiras na decisão do torneio continental, no Uruguai.
Tite estreou no Flamengo a 12 jogos do fim do Brasileirão e com 40 milhões de rubro-negros olhando para o que ele fez em 2016, quando assumiu a Seleção Brasileira. Foram 11 vitórias e apenas uma derrota para a Argentina. Um aproveitamento impressionante de 90,9%.
Se Tite repetir no Flamengo a arrancada na Seleção, o Flamengo encerrará o Brasileirão com 77 pontos. Essa foi a performance final de São Paulo e Fluminense nas conquistas de 2007 e de 2012, respectivamente. A pontuação elevada não necessariamente representaria título. O Botafogo ostenta 59 e pode chegar a 89.
O Flamengo inicia a rodada em terceiro lugar, a nove pontos do Botafogo. O líder teve a partida de hoje contra o Fortaleza adiada, provavelmente para a Data Fifa, devido ao apagão de sábado à noite no empate com o Athletico-PR. O segundo tempo terminou na tarde de domingo, menos de 66 horas antes da partida seguinte, no Castelão. Portanto, a distância pode cair temporariamente para seis.
"Temos que procurar primeiro a vaga para a Libertadores do ano que vem. É o objetivo principal. Se tiver chance de lutar pelo título, melhor. Mas temos que ir jogo a jogo. Temos um jogo importante em Porto Alegre", advertiu o goleiro Agustin Rossi depois da vitória contra o Vasco. Arrascaeta estava mais otimista. "Tem que brigar pelo título", afirmou.
Red Bull Bragantino
O título é mais palpável ao vice-líder. Invicto há oito partidas, líder do segundo turno com 20 pontos e com 77,07% de aproveitamento na segunda metade do Brasileirão, o Bragantino pode reduzir a distância parcialmente para quatro pontos se derrotar o Atlético-MG hoje, às 19h, em casa, no estádio Nab Abi Chedid.
Quarto colocado, o Palmeiras corre por fora. São 12 pontos de distância para o Botafogo antes do clássico de hoje contra o São Paulo, às 20h, no Allianz Parque. O atual campeão da Copa do Brasil tem sido um calo na chuteira alviverde. Eliminou o rival nas quartas de final na campanha do título inédito no mata-mata.
A abertura da 29ª rodada também tem "cumprimento de tabela" e um roteiro de terror. Focado na final da Libertadores, o Fluminense recebe o Goiás, em Volta Redonda. Ameaçado de cair pela segunda vez, o Corinthians precisa reagir contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 21h30. Motivado pela vitória por 1 x 0 contra o Atlético-MG, na Arena MRV, o Cruzeiro tem confronto direto com o Bahia para se distanciar do Z-4, às 20h, no Mineirão.
Todos os homens do presidente
As arrancadas dos 10 técnicos do Flamengo na Era Roldolfo Landim
» Abel Braga
Flamengo 2 x 1 Bangu
Resende 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Botafogo
» Jorge Jesus
Athletico-PR 1 x 1 Flamengo
Flamengo 6 x 1 Goiás
Flamengo 1 x 1 Athletico-PR
» Domenec Torrent
Flamengo 0 x 1 Atlético-MG
Atlético-GO 3 x 0 Flamengo
Coritiba 0 x 1 Flamengo
» Rogério Ceni
Flamengo 1 x 2 São Paulo
Flamengo 1 x 1 Atlético-GO
São Paulo 3 x 0 Flamengo
» Renato Gaúcho*
Defensa y Justicia 0 x 1 Flamengo
Bahia 0 x 5 Flamengo
Flamengo 4 x 1 Defensa y Justicia
Flamengo 5 x 1 São Paulo
Flamengo 6 x 0 ABC
Corinthians 1 x 3 Flamengo
ABC 0 x 1 Flamengo
Flamengo 0 x 4 Internacional
*Venceu sete jogos seguidos. Maurício Souza comandou o time contra o ABC.
» Paulo Sousa
Flamengo 3 x 0 Portuguesa
Flamengo 0 x 1 Fluminense
Flamengo 2 x 1 Audax Rio
» Dorival Júnior
Internacional 3 x 1 Flamengo
Flamengo2 x 0 Cuiabá
Atlético-MG 2 x 0 Flamengo
» Vítor Pereira
Flamengo 4 x 1 Portuguesa
Madureira 0 x 0 Flamengo
Flamengo 5 x 0 Nova Iguaçu
» Jorge Sampaoli
Flamengo 2 x 0 Ñublense
Internacional 2 x 1 Flamengo
Flamengo 8 x 2 Maringá
» Tite
Cruzeiro 0 x 2 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Vasco
Grêmio x Flamengo