BRASILEIRÃO

Viu o DVD, Tite? Renato tem melhor arranque no Flamengo na Era Landim

Levantamento do Correio Braziliense mostra que, dos 10 técnicos rubro-negros na atual gestão, somente Renato e Tite venceram dois jogos consecutivos depois da posse. Portaluppi emplacou sete triunfos

Adenor Leonardo Bachi conseguiu uma proeza depois da posse como técnico do Flamengo. Venceu duas partidas consecutivas contra Cruzeiro e Vasco. Feito raro entre os iniciantes na Era Landim. Dos 10 profissionais contratados em cinco anos de mandato do presidente rubro-negro, apenas um havia largado sem tropeços nas duas primeiras exibições: Renato Gaúcho. O adversário de Tite, hoje, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, deixou o sarrafo elevado.

Portaluppi herdou a prancheta de Rogério Ceni, em 2021, e empilhou sete vitórias consecutivas. O Inter quebrou a série ao golear o Flamengo por 4 x 0, no Maracanã. Levantamento do Correio Braziliense mostra que Abel Braga, Jorge Jesus, Domenec Torrent, Rogério Ceni, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira nem Jorge Sampaoli venceram duas partidas consecutivas como Tite e Renato Gaúcho.

Renato Gaúcho assumiu à época com a missão de colocar a casa em ordem e conquistar ao menos um título pelo Flamengo. Não deu no Brasileirão, na Copa do Brasil e, muito menos, na Libertadores. Embora tenha acumulado uma série de sete jogos invicto e duas sequências de nove sem perder, foi demitido depois do vice contra o Palmeiras na decisão do torneio continental, no Uruguai.

Tite estreou no Flamengo a 12 jogos do fim do Brasileirão e com 40 milhões de rubro-negros olhando para o que ele fez em 2016, quando assumiu a Seleção Brasileira. Foram 11 vitórias e apenas uma derrota para a Argentina. Um aproveitamento impressionante de 90,9%.

Se Tite repetir no Flamengo a arrancada na Seleção, o Flamengo encerrará o Brasileirão com 77 pontos. Essa foi a performance final de São Paulo e Fluminense nas conquistas de 2007 e de 2012, respectivamente. A pontuação elevada não necessariamente representaria título. O Botafogo ostenta 59 e pode chegar a 89.

O Flamengo inicia a rodada em terceiro lugar, a nove pontos do Botafogo. O líder teve a partida de hoje contra o Fortaleza adiada, provavelmente para a Data Fifa, devido ao apagão de sábado à noite no empate com o Athletico-PR. O segundo tempo terminou na tarde de domingo, menos de 66 horas antes da partida seguinte, no Castelão. Portanto, a distância pode cair temporariamente para seis.

"Temos que procurar primeiro a vaga para a Libertadores do ano que vem. É o objetivo principal. Se tiver chance de lutar pelo título, melhor. Mas temos que ir jogo a jogo. Temos um jogo importante em Porto Alegre", advertiu o goleiro Agustin Rossi depois da vitória contra o Vasco. Arrascaeta estava mais otimista. "Tem que brigar pelo título", afirmou.

Red Bull Bragantino

O título é mais palpável ao vice-líder. Invicto há oito partidas, líder do segundo turno com 20 pontos e com 77,07% de aproveitamento na segunda metade do Brasileirão, o Bragantino pode reduzir a distância parcialmente para quatro pontos se derrotar o Atlético-MG hoje, às 19h, em casa, no estádio Nab Abi Chedid.

Quarto colocado, o Palmeiras corre por fora. São 12 pontos de distância para o Botafogo antes do clássico de hoje contra o São Paulo, às 20h, no Allianz Parque. O atual campeão da Copa do Brasil tem sido um calo na chuteira alviverde. Eliminou o rival nas quartas de final na campanha do título inédito no mata-mata.

A abertura da 29ª rodada também tem "cumprimento de tabela" e um roteiro de terror. Focado na final da Libertadores, o Fluminense recebe o Goiás, em Volta Redonda. Ameaçado de cair pela segunda vez, o Corinthians precisa reagir contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 21h30. Motivado pela vitória por 1 x 0 contra o Atlético-MG, na Arena MRV, o Cruzeiro tem confronto direto com o Bahia para se distanciar do Z-4, às 20h, no Mineirão.

Todos os homens do presidente

As arrancadas dos 10 técnicos do Flamengo na Era Roldolfo Landim

» Abel Braga
Flamengo 2 x 1 Bangu
Resende 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Botafogo

» Jorge Jesus
Athletico-PR 1 x 1 Flamengo
Flamengo 6 x 1 Goiás
Flamengo 1 x 1 Athletico-PR

» Domenec Torrent
Flamengo 0 x 1 Atlético-MG
Atlético-GO 3 x 0 Flamengo
Coritiba 0 x 1 Flamengo

» Rogério Ceni
Flamengo 1 x 2 São Paulo
Flamengo 1 x 1 Atlético-GO
São Paulo 3 x 0 Flamengo

» Renato Gaúcho*
Defensa y Justicia 0 x 1 Flamengo
Bahia 0 x 5 Flamengo
Flamengo 4 x 1 Defensa y Justicia
Flamengo 5 x 1 São Paulo
Flamengo 6 x 0 ABC
Corinthians 1 x 3 Flamengo
ABC 0 x 1 Flamengo
Flamengo 0 x 4 Internacional

*Venceu sete jogos seguidos. Maurício Souza comandou o time contra o ABC.

» Paulo Sousa
Flamengo 3 x 0 Portuguesa
Flamengo 0 x 1 Fluminense
Flamengo 2 x 1 Audax Rio

» Dorival Júnior
Internacional 3 x 1 Flamengo
Flamengo2 x 0 Cuiabá
Atlético-MG 2 x 0 Flamengo

» Vítor Pereira
Flamengo 4 x 1 Portuguesa
Madureira 0 x 0 Flamengo
Flamengo 5 x 0 Nova Iguaçu

» Jorge Sampaoli
Flamengo 2 x 0 Ñublense
Internacional 2 x 1 Flamengo
Flamengo 8 x 2 Maringá

» Tite
Cruzeiro 0 x 2 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Vasco
Grêmio x Flamengo

Mais Lidas