De um lado, o investimento do presente. Do outro, as glórias do passado. Ambas as partes se encontram na tarde de hoje para Paris Saint Germain e Milan pelo Grupo F da Champions League, às 16h no Parc des Princes, na França. Com histórias distintas nas noites de glória europeia, os adversários da vez medem forças para avançar pelo chaveamento da morte na competição e buscar a orelhuda. Pelos parisienses, o sonho é pela primeira. Pelos rossoneri, o objetivo é adicionar a oitava à coleção, congelada desde 2007.
Depois das saídas de Neymar e Lionel Messi, Kyllian Mbappe agora é o centro dos holofotes em Paris e a expectativa de gols na equipe. Com nove bolas na rede em 10 jogos na temporada, o francês guardou apenas um, de pênalti, nesta edição da Champions e viu o PSG ser atropelado pelo Newcastle por 4 x 1 na rodada anterior. Estacionado nos três pontos e em segundo lugar na chave, o time comandado por Luis Enrique e com o brasileiro Marquinhos na zaga confia no camisa 7 para fazer o resultado em casa e não se complicar.
Passadas as glórias de Kaká e companhia, o bola da vez no Milan também fala português, mas de Portugal. Se trata do ponta esquerdo Rafael Leão, de 24 anos. Herdando a camisa 10 de craques rossoneros, o jovem comanda o ataque, que ainda não marcou em dois jogos da Liga dos Campeões, e ajuda seja com gols ou com assistências. Em onze atuações na temporada, ele soma três tentos e quatro passes para companheiros fazerem o deles. Após dois empates em 0 x 0, o clube ficou em terceiro no Grupo F e qualquer resultado pode afetar diretamente o sonho da classificação.
Ambas as equipes estão no pelotão de cima dos campeonatos locais, mas não na liderança. Atrás de Monaco e Nice, o PSG amarga o terceiro posto na França, mas vem de duas vitórias consecutivas e mira seguir no embalo. Enquanto isso, o Milan vê o rival Inter no topo da Itália e de quebra ainda foi derrotado pela Juventus na última rodada.
Mesmo com os adversário da vez chegando com retrospectos diferentes no recorte recente, os pontos em comum entre PSG e Milan chamam mais o interesse. Acima de tudo, querem os três pontos e prometem um show no Parc des Princes. A transmissão é na TNT e na HBO Max.
Também no grupo da morte ao lado de PSG e Milan, Newcastle e Borussia Dortmund se enfrentam na Inglaterra e qualquer resultado chacoalha as posições na chave. O dia ainda reserva mais duelos importantes pela Champions e com gigantes em campo. Às 13h45, o Barcelona recebe o Shakhtar Donetsk, enquanto às 16h é a vez do atual campeão, Manchester City, continuar a saga de defesa do título contra o Young Boys, na Suíça.
Todas as partidas passam na HBO Max, enquanto o jogo dos espanhóis também é transmitido na TNT e o confronto entre ingleses e alemães é no Space.
Vitórias de gigantes
A primeira bateria de oito jogos na tarde de ontem colocou grandes campeões em campo e a maioria saiu com os três pontos. Com gol de Rodrygo e Vinicius Jr em campo, o Real Madrid venceu o Braga fora de casa por 2 x 1, assim como Bayern de Munique e Arsenal contra Galatasaray e Sevilla, respectivamente. Buscando a recuperação dentro de casa, o Manchester United ganhou de 1 x 0 do Copenhague, mas não faltou emoção. Nos acréscimos, os dinamarqueses tiveram a chance de empatar a partida e sair da Inglaterra com um ponto, mas o goleiro Onana defendeu a cobrança e garantiu o triunfo. Napoli e Real Sociedad também venceram, enquanto Lens e PSV ficaram no empate.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima