O entretenimento das noites ganhou um reforço. A bola vai ao alto a partir desta terça-feira (24/10) e o mundo pode parar novamente para curtir a temporada da badalada NBA, após quatro meses de espera. Com mais de 1.300 jogos até a grande decisão, em meados de junho, existe uma garantia além dos dribles, enterradas e arremessos: espetáculo.
Defendendo a coroa e no centro dos holofotes, o Denver Nuggets do craque Nikola Jokic abre o novo capítulo em casa frente ao Los Angeles Lakers do astro incansável LeBron James. O dia um ainda conta com o encontro de velhos conhecidos, Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Kevin Durant, agora vestindo as cores do estrelado Phoenix Suns. Com só favoritos em quadra, a abertura já vai dar o tom do que vem pela frente.
Em meio ao show, a ausência de brasileiros ofusca parte do brilho. Com a saída de Raulzinho rumo ao basquete europeu, o país deixou de ter um representante na NBA pela primeira vez desde 2002. A esperança, no entanto, tem um tempero candango. O brasiliense Gui Santos faz parte do time do Golden State na liga de desenvolvimento e sonha com um lugar na equipe principal. Por ora, segue em ação pelo Santa Cruz Warriors, na G-League.
Embora não tenha um jogador verde-amarelo, a nova temporada da NBA escancara a preferência pelos craques internacionais, que estão cada vez mais presentes nos palcos do melhor basquete do mundo. Eles são, inclusive, o rosto de alguns postulantes ao título. No Oeste, o destaque vai para o atual campeão, o sérvio Nikola Jokic. Ele sonha com o bicampeonato para o Nuggets e o terceiro prêmio de MVP da carreira. No lado Leste dos Estados Unidos, o grego Giannis Antetokounmpo tem o objetivo semelhante: mira o segundo anel. Para isso, ele recebeu um aliado daqueles, Damian Lillard, adquirido do Portland Trail Blazers na principal troca das férias.
A dupla europeia desponta com o favoritismo nas respectivas conferências, mas não dá para esquecer dos nascidos na terra do Tio Sam. Maiores campeões da história da NBA, empatados com 17 troféus cada, Lakers e Boston Celtics montaram elencos talentosos em torno das estrelas LeBron James e Jayson Tatum, respectivamente. Na companhia de Anthony Davis e Austin Reaves, King James quer repetir o feito de 2020 e conquistar mais um caneco para os angelinos. Já pela franquia de Massachusetts, os reforços de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis elevam ainda mais o nível de um time forte e que já chegou em cinco finais de conferência nos últimos sete anos, mas agora quer um final mais feliz.
Mas se o assunto for novas peças, é preciso citar o supertime do Suns. Depois de adicionar Kevin Durant no meio da temporada passada, Phoenix ainda buscou Bradley Beal para formar um trio mortal ofensivamente. Ainda assim, a falta de profundidade no plantel e de defensores de elite pesa contra o time que busca o primeiro título. Enquanto isso, o Oeste ainda tem Stephen Curry e o Warriors, atrás de mostrar que a dinastia ainda não acabou; e correm por fora uma série de times.
Com Kawhi Leonard, Paul George e Russell Westbrook saudáveis, o LA Clippers precisa ser lembrado, assim como o Dallas Mavericks, que terá Luka Doncic e Kyrie Irving juntos desde a partida inicial, e o Sacramento Kings de De’Aaron Fox e Sabonis. Com Ja Morant suspenso por 25 jogos por “conduta prejudicial à liga”, em razão de ter aparecido armado em vídeos, o Memphis Grizzlies se apega ao desempenho positivo de outros momentos sem o craque do time para continuar na zona de playoffs. Ainda estão no páreo times recheados de juventude querendo dar o próximo passo, como Minnesota Timberwolves do talentoso Anthony Edwards, New Orleans Pelicans de Zion Williamson e Oklahoma City Thunder do All-NBA Shai Gilgeous-Alexander.
No Leste, o Philadelphia 76ers, do atual MVP Joel Embiid, luta contra o problema interno de um insatisfeito James Harden que quer ser trocado. O vice-campeão Miami Heat perdeu peças importantes, mas confia no decisivo Jimmy Butler. Fechando o grupo de franquias para ficar de olho no topo, o Cleveland Cavaliers, do cestinha Donovan Mitchell quer apagar a decepção da última temporada e chegar mais longe nos playoffs.
Se juntam à briga, mais mais embaixo, New York Knicks, Toronto Raptors, Chicago Bulls, Brooklyn Nets, Atlanta Hawks e Indiana Pacers. Todos têm potencial para jogarem na pós-temporada e atletas convocados para o Jogo das Estrelas, mas ainda sofrem com lacunas a serem preenchidas que os distanciam de voos maiores.
Longe das aspirações por título, a estreia cercada de expectativa de Victor Wembanyama, primeira escolha do draft pelo San Antonio Spurs, promete a atenção. O gigante francês de 2,26 metros impressionou por onde passou e quer se estabelecer como um novo talento geracional. Ainda na parte de baixo da tabela, Houston Rockets, Detroit Pistons, Portland Trail Blazers, Utah Jazz, Charlotte Hornets, Orlando Magic e Washington Wizards seguem em processo de reconstrução e apostam todas as fichas na evolução de jovens jogadores para mirar o pelotão de cima no futuro.
Opinião dos especialistas
Nome de sucesso no basquete da capital, o ex-jogador Guilherme Giovannoni, arriscou os palpites para levar o caneco e o prêmio de melhor jogador da temporada. “Os principais favoritos são o Denver Nuggets, atual campeão, Milwaukee Bucks e Boston Celtics, pelo lado Leste, que se reforçaram bem. E podemos colocar Phoenix Suns, Los Angeles Lakers e Golden State Warriors. Esses seis saem um pouco à frente, apesar de a NBA ser um tanto imprevisível”, opinou o comentarista da ESPN.
“Para mim, o MVP será o (Nikola) Jokic de novo. Ele deveria ter ganho na temporada passada, mas usaram muito da questão de ele não ter chegado à final, de não ter título, que agora ele tem. O sérvio tem sido o melhor jogador da NBA nas últimas temporadas e vem para manter o nível que ele está jogando. É um jogador que faz triplo-duplo com uma naturalidade muito acima da média”, completa o campeão do NBB pelo Brasília.
A temporada, que ainda terá um torneio especial em novembro, começa às 20h30 para Nuggets e Lakers, com transmissão do Prime Video. O restante dos jogos também passa na ESPN para televisão e no Star+ e NBA League Pass em streaming. No teatro dos gigantes, chegou a hora do espetáculo.
Leste
Atlanta Hawks
Time titular: Trae Young, Dejounte Murray, De’Andre Hunter, Saddiq Bey e Clint Capela
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
Boston Celtics
Time titular: Jrue Holiday, Jaylen Brown, Jayson Tatum, Kristaps Porzingis e Al Horford
Títulos: 17
Desempenho 2022/23: Final de conferência
Brooklyn Nets
Time titular: Ben Simmons, Spencer Dinwiddie, Mikal Bridges, Cam Johnson e Nic Claxton
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
Charlotte Hornets
Time titular: LaMelo Ball, Terry Rozier, Brandon Miller, PJ Washington e Mark Williams
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 14º
Chicago Bulls
Time titular: Alex Caruso, Zach LaVine, DeMar DeRozan, Patrick Williams e Nikola Vuevi
Títulos: 6
Desempenho 2022/23: 10º
Cleveland Cavaliers
Time titular: Darius Garland, Donovan Mitchell, Max Strus, Evan Mobley e Jarrett Allen
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
Detroit Pistons
Time titular: Cade Cunningham, Jaden Ivey, Ausar Thompson, Isaiah Stewart e Jalen Duren
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: 15º
Indiana Pacers
Time titular: Tyrese Haliburton, Bruce Brown, Buddy Hield, Obi Toppin e Myles Turner
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 11º
Miami Heat
Time titular: Kyle Lowry, Tyler Herro, Jimmy Butler, Caleb Martin e Bam Adebayo
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: vice-campeão
Milwaukee Bucks
Time titular: Damian Lillard, Pat Connaughton, Khris Middleton, Giannis Antetokounmpo e Brook Lopez
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
New York Knicks
Time titular: Jalen Brunson, Quentin Grimes, RJ Barrett, Julius Randle e Mitchell Robinson
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência
Orlando Magic
Time titular: Markelle Fultz, Jalen Suggs, Franz Wagner, Paolo Banchero e Wendell Carter Jr.
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 13º
Philadelphia 76ers
Time titular: James Harden, Tyrese Maxey, Tobias Harris, P.J. Tucker e Joel Embiid
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência
Toronto Raptors
Time titular: Dennis Schröder, O.G. Anunoby, Scottie Barnes, Pascal Siakam e Jakob Poeltl
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 9º
Washington Wizards
Time titular: Tyus Jones, Jordan Poole, Corey Kispert, Kyle Kuzma e Daniel Gafford
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 12º
Oeste
Dallas Mavericks
Time titular: Luka Doni, Kyrie Irving, Josh Green, Grant Williams e Dereck Lively
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 11º
Denver Nuggets
Time titular: Jamal Murray, Kentavious Caldwell-Pope, Michael Porter Jr, Aaron Gordon e Nikola Joki
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Campeão
Golden State Warriors
Time titular: Stephen Curry, Klay Thompson, Andrew Wiggins, Draymond Green e Kevon Looney
Títulos: 7
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência
Houston Rockets
Time titular: Fred VanVleet, Jalen Green, Dillon Brooks, Jabari Smith Jr e Alperen engün
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: 14º
Los Angeles Clippers
Time titular: Russell Westbrook, Paul George, Kawhi Leonard, Marcus Morris e Ivica Zubac
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
Los Angeles Lakers
Time titular: D'Angelo Russell, Austin Reaves, LeBron James, Rui Hachimura e Anthony Davis
Títulos: 17
Desempenho 2022/23: Final de conferência
Memphis Grizzlies
Time titular: Ja Morant*, Marcus Smart, Desmond Bane, Jaren Jackson Jr. e Xavier Tillman
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
Minnesota Timberwolves
Time titular: Mike Conley, Anthony Edwards, Jaden McDaniels, Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada
New Orleans Pelicans
Time titular: CJ McCollum, Brandon Ingram, Trey Murphy III, Zion Williamson e Jonas Valaninas
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 9º
Oklahoma City Thunder
Time titular: Josh Giddey, Shai Gilgeous-Alexander, Jalen Williams, Luguentz Dort e Chet Holmgren
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 10°
Phoenix Suns
Time titular: Devin Booker, Bradley Beal, Josh Okogie, Kevin Durant e Jusuf Nurkic
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência
Portland Trail Blazers
Time titular: Scoot Henderson, Anfernee Simons, Matisse Thybulle, Jerami Grant e DeAndre Ayton
Títulos:1
Desempenho 2022/23: 13º
Sacramento Kings
Time titular: De'Aaron Fox, Kevin Huerter, Harrison Barnes, Keegan Murray e Domantas Sabonis
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeiro round
San Antonio Spurs
Time titular: Tre Jones, Devin Vassell, Keldon Johnson, Jeremy Sochan e Victor Wembanyama
Títulos: 5
Desempenho 2022/23: 15º
Utah Jazz
Time titular: Collin Sexton, Jordan Clarkson, Lauri Markkanen, John Collins e Walker Kessler
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 12º
Saiba Mais
-
Esportes Brasília Basquete supera o Pinheiros e vence pela primeira vez no NBB
-
Esportes NBB: Cerrado cai para o Corinthians na Asceb; Brasília vence Pinheiros
-
Esportes Em crise, Ajax demite técnico na zona de rebaixamento do Holandês
-
Esportes Messi, Mbappé ou Halland: gatinho Milu crava vencedor da Bola de Ouro
-
Esportes Sergio Rico receberá homenagem do PSG em jogo da Liga dos Campeões
-
Esportes São Paulo anuncia renovação com Alisson até 2026