A primeira fase do Torneio Pré-Olímpico de futebol masculino está definida. Após realização de sorteio na sede da Conmebol, no Paraguai, nesta sexta-feira (20/10), as bolinhas colocaram a Seleção Brasileira no Grupo A, onde irá enfrentar Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A competição acontecerá na Venezuela, entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024.
Enquanto isso, no Grupo B, Argentina e Uruguai enfrentam Chile, Paraguai e Peru. Apenas as duas melhores de cada um dos dois grupos avançarão ao quadrangular final. Os dois restantes estarão classificados para os Jogos de Paris-2024.
No masculino, o Brasil é o atual bicampeão das Olimpíadas, enquanto o feminino, apesar de jamais ter chegado ao topo do pódio, já está classificado para a competição da vez.
Por ser a anfitriã, a Venezuela será a cabeça de chave do Grupo A, mas não terá vaga garantida nos Jogos. No Grupo B, por ter vencido a última edição do torneio, a cabeça de chave será a Argentina. Brasil e Uruguai, com presença no Pote 1, não poderiam se enfrentar na primeira fase.
A equipe sub-23 do Brasil, no dia sete de setembro passado, foi derrotada por 1x0 diante de Marrocos, no primeiro amistoso preparatório para o Pré-Olímpico. Os times ainda se enfrentariam uma segunda vez quatro dias depois, mas acabaram tendo o confronto cancelado em decorrência de um terremoto no país africano.
A preparação final para a competição, os Jogos Pan-Americanos, se iniciará para o Brasil na semana do dia 23 de outubro, em Santiago. No Pan, o time verde-amarelo não garante a medalha de ouro desde os Jogos de Indianápolis-1987.
Vale a pena citar, ademais, o andamento das vagas para as seleções em Paris. Das 16 vagas disponíveis, 10 já foram garantidas. Destas, são duas da Concacaf (Estados Unidos e República Dominicana), três da Uefa (Israel, Espanha e Ucrânia), três da CAF (Egito, Mali e Marrocos) e uma da OFC (Nova Zelândia). Há, ainda, três vagas para na Ásia, duas na América do Sul e uma outra garantida para Ásia ou África, a depender do resultado da repescagem.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais