Futebol Feminino

Arthur Elias e Ricardo Belli decidem Libertadores 50 dias após treta

Técnico do Corinthians teve a convocação da Seleção Brasileira colocada sob suspeita pelo desafeto do Palmeiras devido ao número de jogadoras das Brabas. Eles decidirão a taça continental neste sábado

A decisão da Copa Libertadores da América Feminina entre Corinthians e Palmeiras, amanhã, às 21h30, no Estádio Pascual Guerrero, em Cáli, na Colômbia, anuncia um acerto de contas dentro e fora dos gramados. No campo, os técnicos Arthur Elias e Ricardo Belli duelarão valendo taça pela segunda vez. A única rolou no Brasileirão de 2021. As Brabas triunfaram por 4 x 1 no placar agregado e deram a volta olímpica. Desta vez, o confronto direto é envenenado pela língua ferina do comandante alviverde.

Em 2 setembro, Ricardo Belli lançou suspeita sobre a primeira convocação de Arthur Elias para a Seleção. O treinador alvinegro acumula os dois empregos. "No mínimo é estranho 10 jogadoras do mesmo time, eu acho que a gente pode discutir um pouquinho sobre isso, cabe sempre explicações. Se a gente aceitar tudo no futebol feminino...".

Na véspera, Arthur Elias havia sido anunciado como sucessor da sueca Pia Sundhage e divulgado a primeira convocação para um período de treinamento. Ricardo acrescentou que o futebol feminino "às vezes era terra de ninguém". Afirmou, ainda, que se a atitude fosse de Fernando Diniz, técnico da Seleção masculina, a pressão seria outra.

Em entrevista ao SportV, Arthur Elias lamentou a declaração de Ricardo Belli. "A hora que um treinador e um time tão grande e tão qualificado quanto o Palmeiras colocam em dúvida uma convocação de atletas do Corinthians, realmente deixa a gente preocupado".

Arthur Elias seguiu a declaração enumerando feitos do Corinthians e a lista de Pia para a Copa. A sueca levou quatro atletas do elenco dele ao Mundial: Luana, Tamires, Letícia Izidoro e Duda Sampaio. Ele também criticou a comparação com as convocações da Seleção masculina e lamentou o uso do termo "terra de ninguém". Além disso, provocou Ricardo dizendo que o Palmeiras nunca venceu o Corinthians, a não ser quando ele escalou as jogadoras da categoria de base.

Na segunda convocação feita por Arthur Elias no início do mês para a Data Fifa de outubro, o Corinthians persistiu com maior presença na relação. São seis relacionadas para enfrentar o Canadá: Letícia Izidoro, Tamires, Yasmin, Luana, Duda Sampaio e Gabi Portilho.

Mais Lidas