Argentina, Uruguai e Paraguai, que receberão três das 104 partidas da Copa do Mundo de 2030, estão automaticamente classificados para o torneio, assim como os principais países sede, Espanha, Portugal e Marrocos, explicou a Fifa nesta quinta-feira (5/10).
Se fórmula intercontinental e de várias sedes for aprovada de maneira oficial no fim de 2024, o torneio começará com seis equipes automaticamente classificadas, de um total de 48 seleções participantes, o que será um número inédita de vagas asseguradas sem a necessidade de participação nas eliminatórias.
- Copa do Mundo 2030: edição centenária será em três continentes
- Fifa pagará R$ 1 bilhão a times que cederam jogadores para Copa
A Fifa anunciou na quarta-feira que apenas as seleções das três sedes principais (Espanha, Portugal e Marrocos) teriam a classificação assegurada para o Mundial, mas um porta-voz da entidade afirmou nesta quinta-feira à AFP que os três países sul-americanos também estão garantidos no torneio.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2023/10/5130964-copa-do-mundo-de-2030-tera-jogos-em-3-continentes-entenda.html
Com o aumento de 32 para 48 países na Copa do Mundo a partir da edição de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México, a América do Sul passa a ter seis países no Mundial.
Desta maneira, para a Copa do Mundo de 2030 três das seis vagas já estão atribuídas. O continente pode ter um sétimo país no torneio, em uma vaga que será definida na repescagem contra uma seleção de outro continente.
Argentina, Uruguai e Paraguai apresentaram uma candidatura conjunta para receber a Copa de 2030, mas desistiram da proposta em troca de três partidas do Mundial, que devem celebrar o centenário do torneio disputado pela primeira vez no Uruguai em 1930.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Planeta registra setembro mais quente da história, alerta observatório
-
Mundo 'Comédia na vida selvagem': as impressionantes imagens de prêmio de fotografia de animais
-
Trabalho & Formação Concurso FNDE: período de inscrição para 100 vagas termina amanhã (6)
-
Flipar Celebridades que fazem ativismo em defesa do Meio Ambiente
-
Cidades DF CPI da CLDF aprova quebra de sigilo de líder dos atos golpistas do 8/1
-
Cidades DF Autor de feminicídio em Ceilândia é condenado a 15 anos de prisão