Skate

Mundial de Skate Park: datas, horários e o que esperar dos brasileiros

Mundial da categoria Park vai até o próximo dia 8, em Roma, na Itália, e contará com 21 skatistas brasileiros. Competição dará 80 mil pontos no ranking olímpico

Vinte e um skatistas serão responsáveis por representar o Brasil no Mundial do esporte na categoria Park até o próximo dia 8, em Roma, na Itália. A competição creditará pontos no ranking olímpico no ciclo rumo aos Jogos de Paris-2024.

Entre os atletas brasileiros, alguns são conhecidos do público brasileiro. Luiz Francisco, Pedro Quintas e Pedro Barros estiveram em Tóquio com o Time Brasil na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos. Augusto Akio, Raicca Ventura e Yndiara Asp também competirão. 

O Mundial de Skate Park é realizada anualmente e garante até 80 mil pontos no ranking olímpico aos participantes. Ao todo, 200 skatistas estarão na pista em busca do título, incluindo os atuais campeões. A inglesa Sky Brown, de apenas 15 anos, no feminino, e o norte-americano Jagger Eaton, 22, no masculino, desafiarão os brasileiros.

Durante as fases classificatórias e quartas de finais, cada competidor terá direito a duas voltas de 45 segundos cada para somar pontos. A melhor nota será contabilizada. As semifinais e a final, porém, serão decididas por uma série melhor de três voltas, também de 45 segundos cada.

Os 21 skatistas brasileiros são distribuídos entre 12 homens e nove mulheres. Em 2023, o Brasil marcou presença em quatro pódios em competições relevantes para a contagem de pontos no ranking Olímpico.

Luigi Cini se sagrou campeão na etapa da Argentina. Raicca Ventura ficou em terceiro lugar no feminino. Pedro Barros e Augusto Akio ganharam bronze e prata, respectivamente, nos Emirados Árabes Unidos.

Luiz Francisco fará retornará às competições, em Roma, depois de ter sofrido grave lesão. Após o problema no ligamento anterior cruzado do joelho, ele ficou fora por quase toda a temporada. Curado, marcará participará do torneio. Apenas três brasileiros por gênero estarão nos Jogos de Paris-2024.

"Eu encaro isso como um ponto positivo. Se a gente parar para pensar, se temos vários brasileiros com muito potencial para chegar nas Olimpíadas e são apenas 3 vagas, significa que o nosso país é muito forte nessa modalidade. Se por acaso eu não me classificar para os Jogos Olímpicos, o Brasil estará muito bem representado", pondera Augusto Akio, ao ge.globo.

Os brasileiros na disputa serão: Augusto Akio, Luigi Cini, Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho, Pedro Quintas, Dan Sabino, Kalani Konig, Mateus Guerreiro, André Mariano, Héricles Fagundes, Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Sofia Godoy, Yndiara Asp, Lua Vicente e Victoria Bassi.

Programe-se

Quarta-feira (4/10)
Classificatórias masculinas - 4h às 7h40 e 9h25 às 17h35

Quinta-feira (5/10)
Classificatórias femininas - 4h às 10h10

Sexta-feira (6/10)
Quartas de final masculinas - 5h20 às 9h55
Quartas de final femininas - 12h20 às 15h55

Sábado (7/10)
Semifinais masculinas - 8h40 às 10h15
Semifinais femininas - 13h20 às 15h25

Domingo (8/10)
Final feminina -13h05 às 13h
Final masculina - 13h05 às 14h05

Onde assistir: Olympic Channel, no site Olympics.com, ou canal Olympics Skate Boarding, no YouTube

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

 

Mais Lidas