FUTEBOL

Fortaleza domina o Corinthians e vai à final da Sul-Americana

Tricolores bateram os alvinegros por 2 x 0 na Arena Castelão e asseguraram vaga na primeira decisão continental em 104 anos

Não fez o resultado em Itaquera? Aparentemente, já era. Nesta terça-feira (3/10), o Corinthians foi derrotado por 2 x 0 pelo Fortaleza na Arena Castelão, deu adeus ao sonho de avançar à final da Copa Sul-Americana e escancarou um comportamento que desagrada aos alvinegros.

Eliminado na fase de grupos da Libertadores, o Corinthians entrou nos playoffs da Copa Sul-Americana. Classificou-se sobre o Universitario, do Peru, depois desbancou os argentinos do Newell's Old Boys nas oitavas e o Estudiantes de La Plata nas quartas. Todos os êxitos têm um ponto em comum. A trupe alvinegra sempre abriu a eliminatória em casa e venceu as partidas na Neo Química Arena.

Viveu perigosamente em algumas ocasiões, mas avançou. No entanto, o páreo teve uma pitada diferente e suficiente para frustrar o sonho de título inédito. Na semana passada, a equipe até então comandada por Vanderlei Luxemburgo mudou o modus operandi e empatou por 1 x 1 com os cearenses.

O resultado pesou. Nesta terça, na estreia de Mano Menezes na terceira passagem, os paulistas foram pressionados. Os anfitriões tiveram a insistência premiada com gols de Pikachu e Tinga, aos quatro e dez minutos da etapa final.

A classificação à primeira final continental premia um trabalho de gestão do Fortaleza. Em 2017, o clube disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, foi campeão da segundona e conquistou o acesso à elite do futebol nacional. De lá para cá, roubou a cena entre as principais camisas do país. Na Série A de 2021, terminou na quarta colocação e se tornou a primeira instituição do nordeste a alcançar a Libertadores pelos pontos corridos.

A decisão da Copa Sul-Americana acontecerá em 28 de outubro, no Campus de Maldonado, em Punta del Este, no Uruguai. O adversário do Fortaleza pelo troféu mais importante da história de 104 anos sairá hoje, às 19h, do duelo entre Defensa y Justicia, da Argentina, e LDU, do Equador. O leão é o segundo nordestino a disputar título continental. O CSA foi vice da Copa Conmebol em 1999.

Mais Lidas