BOTAFOGO

Sem Bruno Lage, Botafogo tentará repetir feito do Corinthians de 2005

No Brasileirão de pontos corridos, apenas o time paulista conseguiu ser campeão com três nomes fixos no cargo de treinador durante a disputa. Se contar auxiliares, Glorioso está no quarto nome com Lúcio Flávio

A crise extracampo do Botafogo está muito além dos quatro jogos sem vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de ainda manter a liderança com uma margem confortável de sete pontos para o vice-líder Bragantino, o Glorioso oscila em campo e decidiu promover uma mudança no comando técnico. O português Bruno Lage será comunicado hoje sobre o desligamento do alvinegro. Com a nova demissão, o alvinegro tentará repetir um feito do Corinthians de 2005.

Membro da comissão permanente do alvinegro, Lúcio Flavio, a priori, ficará no comando do time na tentativa de confirmar a vantagem construída no primeiro turno e dar o título brasileiro ao clube carioca. O Botafogo aguarda em uma fila de 28 anos pela taça da principal competição do calendário nacional. Bruno Lage dirigiu o Glorioso em 16 oportunidades no Brasileirão e na Sul-Americana, mas com apenas cinco vitórias. A série de tropeços seguidos nos dois torneios é de cinco.

Se optar por ir atrás de um novo treinador fixo e devolver Lúcio Flávio ao cargo de auxiliar técnico, o Botafogo tentará repetir um feito protagonizado apenas pelo Corinthians no Brasileirão de pontos corridos. Desde 2003, somente o clube paulista conseguiu ser campeão com três nomes alternando a prancheta. Em 2005, começou a competição com o argentino Daniel Passarella, entregou o comando a Márcio Bittencourt e terminou com Antônio Lopes e a taça.

Desde então, nenhum outro clube campeão recorreu a tantas trocas. Recentemente, nas temporadas de 2018, 2019 e 2020, Palmeiras (Roger Machado e Luiz Felipe Scolari) e Flamengo (Abel Braga e Jorge Jesus, além de Domenec Torrent e Rogério Ceni) chegaram a trabalhar com dois durante o ano. Contando com os interinos, o Botafogo vai acumular quatro cabeças na campanha do Brasileirão. Além de Lúcio Flávio, o Glorioso teve Cláudio Caçapa como provisório na transição entre os portugueses Luís Castro e Bruno Lage.

Mais Lidas