A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário do futebol masculino para 2024 com direito a novidade. A divulgação feita pela entidade nesta terça-feira (31/10) confirmou a realização do jogo de abertura do Brasileirão, uma partida única de destaque na rodada inaugural entre o campeão e um adversário de grande relevância, assim como feito em ligas dos Estados Unidos. O pontapé está previsto para 13 de abril, um sábado, com o local e participantes ainda a serem definidos, enquanto o restante da bateria acontece no dia seguinte, domingo (14/4).
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, reforçou a manutenção das paradas para a Data Fifa e da decisão da Copa do Brasil acontecendo no formato ida e volta, novamente aos domingos. "Fiz questão de manter uma das maiores conquistas da nossa gestão, que é a paralisação do Campeonato Brasileiro Série A nas Datas FIFA. Dado o grande sucesso, vamos continuar com as finais da Copa do Brasil em dois domingos, valorizando ainda mais a competição”, comunicou.
Por outro lado, apesar de Ednaldo defender como "uma das maiores conquistas" recentes, o futebol brasileiro não vai parar durante a Copa América, entre 20 de junho e 14 de julho. A decisão contraria a própria entidade superior do futebol mundial, que considera o torneio como competição de Data Fifa. Desta forma, os atletas convocados para representarem as seleções podem perder até nove rodadas do Brasileirão.
“A grande novidade de 2024 é que, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural do Campeonato Brasileiro Série A. Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo. A CBF seguirá trabalhando na nossa gestão para tornar cada vez mais as competições rentáveis para os clubes e empolgantes para os torcedores brasileiros", completou Ednaldo Rodrigues.
A divisão de elite tem prazo para terminar em 8 de dezembro de 2024 e encerrar o ano da bola redonda no país. Apesar do evento especial na abertura, a Supercopa do Brasil, disputa entre o vencedor do Brasileirão contra o da Copa do Brasil, segue como um torneio à parte. Marcado para 3 de fevereiro, o jogo tem como certa a presença do São Paulo.
As outras categorias começam uma semana após a largada da Série A. Sendo assim, a B inicia em 20 de abril, enquanto as partes C e D dão o pontapé em 21 do mesmo mês. A principal diferença fica no encerramento. Enquanto a terceira divisão finaliza mais cedo, ainda em 20 de outubro, a segunda e a quarta decidem a etapa derradeira apenas no final de novembro, nos dias 26 e 29, respectivamente.
O restante das competições também estão definidas para o torcedor poder marcar no calendário: os estaduais vão de 21 de janeiro até 7 de abril, e a Copa do Brasil começa em 14 de abril e termina em 10 de novembro.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br