Brasileirão

Ídolo do Flamengo, Gabigol volta ao Mané, onde tudo começou no Santos

O último confronto entre Flamengo e Santos na capital federal marcou a estreia de Gabigol no futebol profissional e a despedida de Neymar. O atual camisa 10 rubro-negro entrou no segundo tempo, aos 16 anos, no lugar de Henrique Dourado

Gabigol, com a camisa 18, faz sua estreia como profissional em duelo contra o Flamengo.  -  (crédito: Transmissão TV Globo)
Gabigol, com a camisa 18, faz sua estreia como profissional em duelo contra o Flamengo. - (crédito: Transmissão TV Globo)
postado em 31/10/2023 18:57 / atualizado em 31/10/2023 19:16

Gabriel Barbosa tem um encontro marcado com a nostalgia nesta quarta-feira, às 20h, no Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo Santos, ele estreou há 10 anos como jogador profissional no principal estádio do Distrito Federal. O atacante tinha 16 anos. Naquele 26 de maio de 2013, entrou em campo no lugar de Henrique Dourado, na partida que também marcou o fim da passagem de Neymar pelo Peixe. O craque se despedia do Alvinegro Praiano rumo ao Barcelona. Vinculado ao Flamengo desde 2019, Gabigol virou ídolo rubro-negro e volta ao Mané Garrincha para enfrentar o ex-clube pelo time carioca. 

Em 2013, treinado pelo técnico Muricy Ramalho, Gabriel Barbosa substituiu Dourado aos 23 minutos do segundo tempo. Na ocasião, o confronto encerrou com um empate por 0 x 0. Desde então, Flamengo e Santos não se enfrentaram mais na capital do país.

Gabriel Barbosa tinha 16 anos quando entrou no lugar do amigo Neymar com a camisa do Santos contra o Flamenggo, em 26 de maio de 2013
Gabriel Barbosa tinha 16 anos quando estreou com a camisa do Santos, contra o Flamengo, em 26 de maio de 2013, mesma partida da despedida de Neymar do Peixe (foto: Reprodução/Instagram)

Como atleta do Santos, Gabigol fez 83 gols, conquistou dois campeonatos paulistas e três artilharias da Copa do Brasil. O desempenho não se compara com os números e títulos colecionados pelo Flamengo: 11 taças em cinco anos. O camisa 10 fez gols nas três decisões de Libertadores do Flamengo de 2019 a 2022. Marcou na virada contra o River Plate, deixou o dele no vice contra o Palmeiras e decretou o triunfo do ano passado contra o Athletico-PR.  Na temporada atual, o atacante balançou a rede 20 vezes em 54 jogos. É a pior temporada do atacante com a camisa do Flamengo. 

Flamengo x Santos

O duelo será realizado quarta-feira (1/11) às 20h, na Arena BRB Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Brasileirão. O Mais Querido, que será o mandante, não jogará no Maracanã (Rio de Janeiro) devido a final da Libertadores neste sábado sábado (4/11). A partir terá transmissão do Premiere.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação