A final da Copa Sul-Americana neste sábado, às 17h, em Punta del Este, Uruguai, promete ser tenso entre a LDU e o Fortaleza. Com reputação de carrasco das equipes brasileiras, o time equatoriano interrompeu sonhos de clubes do Brasil. Na competição continental, a equipe de Quito foi responsável por eliminar Santos, Fluminense, Internacional, Vasco, Grêmio e o São Paulo. O Fortaleza precisa se preocupar com o desempenho apresentado nos últimos anos pelo adversário. A LDU já surpreendeu grandes clubes brasileiros como o Fluminense. O tricolor das Laranjeiras perdeu o título da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana em 2009 justamente para a LDU.
Em busca do resultado, o tricolor das laranjeiras conseguiu até vencer por 3 x 0 na final da Libertadores, porém o resultado não foi suficiente no placar agregado. Outra vítima da equipe equatoriana é o Vasco, em 2008 pela segunda fase de grupos da principal competição continental. Em Quito, a equipe carioca perdeu por 3 x 1. Na volta, o resultado não foi revertido.
A equipe de Quito ainda conseguiu a proeza de desbancar o Grêmio nas oitavas de final da Libertadores. Confiante com o resultado por 1 x 0 em Quito, o tricolor gaúcho subestimou o adversário. Em Porto Alegre, os equatorianos conseguiram reverter o jogo para 2 x 1 e eliminaram os gaúchos.
Focado no Fortaleza, o técnico Luís Zubeldía utilizou força máxima no Campeonato Equatoriano na última segunda-feira (23/10). A LDU jogou contra o Emelec e venceu por 1 x 0. A partida foi a última do clube antes do confronto com o Tricolor do Pici.
Para não ser a próxima vítima da equipe de Quito, o Fortaleza precisa furar uma das melhores defesas do Campeonato Equatoriano. Ao todo, são cinco jogos sem tomar gols. O clube cearense precisa entrar ligado no setor de criação da equipe do LDU. Mauricio Martínez e Jhojan Julio são os responsáveis por articular as jogadas. Além de Paolo Guerrero, cabe uma atenção especial ao volante Ezequiel Piovi. Ele balançou as redes no último duelo contra o Defensa y Justicia na semifinal da Copa.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br