O Palmeiras não desperdiçou o último Choque-Rei de 2023 e se vingou das eliminações para o São Paulo. Na noite desta quinta-feira (25/10), o alviverde atropelou o rival com um 5 a 0 construído com três gols no primeiro tempo. Breno Lopes e Piquerez (duas vezes cada) e Marcos Rocha balançaram as redes no Allianz Parque, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time comandado pelo português Abel Ferreira chegou a 50 pontos e saltou para a terceira colocação. Por outro lado, o tricolor do Morumbi estacionou nos 38 pontos e permanece na 10ª colocação.
- Athletico-PR larga atrás, mas vira sobre o América-MG em casa
- Atlético-MG bate o Bragantino e segue na briga por Libertadores
- Em jogo de oito gols, Fluminense vira e goleia Goiás em Volta Redonda
O São Paulo chegou a marcar com intensidade a saída de bola rival nos minutos iniciais, mas o Palmeiras fez bom uso do esquema com três zagueiros. Ao conseguir boas trocas de passe, o time contou com laterais bem avançados para chegar facilmente ao ataque. Pela direita, Mayke cruzou para Richard Ríos balançar a rede, mas o VAR anulou por impedimento. Não fez falta, afinal em nova jogada por aquele lado Aos 15, novamente por aquele lado, Mayke cruzou rasteiro, e Breno Lopes apareceu atrás da zaga para abrir o placar.
O Palmeiras chegou ao segundo gol, aos 26, após passe de trivela de Ríos que colocou Breno Lopes mais uma vez de frente para o goleiro Rafael. O técnico Dorival Júnior sacou Gabi Neves, em má atuação, para colocar Rodrigo Nestor. Pouco depois, Lucas sentiu lesão e precisou deixar o campo para entrada de Wellington Rato. Na reta final, Rafinha acertou o rosto de Breno Lopes e só recebeu cartão amarelo, esquentando o clássico. Antes do intervalo, Rato cometeu pênalti em Zé Rafael perto do limite da área. Piquerez cobrou bem para fazer o terceiro do Verdão.
O São Paulo trocou passes na linha defensiva, na tentativa de recuperar o meio-campo, mas o panorama da partida não mudou. O Palmeiras seguiu dominante e teve outras boas chances de marcar diante de um rival que não segurou o emocional e buscou confusão em meio às jogadas. Aos 38, o Verdão chegou com velocidade pela esquerda, e Piquerez cruzou certeiro na área, para Marcos Rocha completar. Ainda dava tempo para mais. Assim, Piquerez desferiu uma bomba para dar números finais ao placar.
Ficha técnica
Palmeiras 5 x 0 São Paulo
Data e horário: 25/10/2023
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público e renda: 32.618 pagantes / R$ 1.995.950,97
PALMEIRAS - Weverton; Murilo, Luan e Gustavo Gómez; Mayke (Marcos Rocha), Zé Rafael, Raphael Veiga (Artur), Richard Ríos (Fabinho) e Piquerez; Breno Lopes (Luís Guilherme) e Endrick (Rony). Técnico: Abel Ferreira.
SÃO PAULO - Rafael; Caio Paulista, Beraldo, Diego Costa e Rafinha; Gabriel Neves (Rodrigo Nestor) e Alisson (Nathan); David (Luciano), James Rodríguez (Jhegson Méndez) e Lucas Moura (Wellington Rato); Michel Araújo. Técnico: Dorival Júnior.
GOLS - Breno Lopes, aos 16 e 26, e Piquerez, aos 52 minutos do primeiro tempo; Marcos Rocha, aos 39, e Piquerez, aos 42 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: Zé Rafael, Veiga, Endrick (PAL); Beraldo, Rato (SPA)
Cartão Vermelho: Rafinha
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br