O aguardado Jogo das Estrelas da NBA vai retornar ao formato clássico em 2024. Depois de seis anos funcionando no modelo em que capitães votados pelo público formavam os times escolhendo entre os atletas selecionados, a edição de Indianápolis, marcada para 18 de fevereiro, será novamente entre craques da conferência Leste contra os astros do Oeste. A decisão anunciada nesta quarta-feira (25/10) também definiu a volta ao sistema de pontos habitual, com quartos de 12 minutos e sem um somatório específico.
O comissário Adam Silver participou de uma coletiva de imprensa para comunicar a mudança e defendeu o retorno ao formato clássico, especialmente pela partida ser sediada em um mercado tradicional. A disputa em Indianápolis será o 73º Jogo das Estrelas da NBA e a primeira na cidade desde 1985. Na ocasião, o Oeste venceu o Leste por 140 x 129, enquanto em 1953, outra edição em Indiana, a conferência também levou a melhor, por 79 x 75.
Há uma semana, Silver explicou a ideia da alteração como uma forma de agradar mais os torcedores. “Acho que perdemos um pouco de vista que, no final do dia, se trata do jogo. Grande parte disso se resume a reforçar com nossas equipes e nossos jogadores o quanto isso é importante para nossos fãs. E acho que é aí que a liga tem que reforçar, não esperamos a intensidade dos playoffs, mas esperamos um jogo competitivo para nossos fãs”, comentou em entrevista para a ESPN americana.
Quanto à pontuação, anteriormente o último quarto era disputado sem tempo delimitado e com uma meta de pontuação a ser atingida, mas agora será em quatro períodos de 12 minutos cada, assim como nas partidas normais da liga. Em meio às alterações, um capitão ainda será votado pelo público, jornalistas e jogadores para representar cada conferência, assim como o restante dos titulares.
A NBA retornou na terça-feira (25/10) para a nova temporada, com vitórias de Denver Nuggets e Phoenix Suns contra Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, respectivamente. Com ainda 1300 jogos pela frente, as finais são esperadas para acontecer em meados de julho e o All Star será na semana entre 15 e 18 de fevereiro.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br