Ela vence, vence e vence. Rebeca Andrade confirmou o favoritismo mais uma vez e levou o ouro no salto nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Com duas acrobacias beirando a perfeição, a ginasta brasileira adicionou mais uma medalha dourada na coleção e agora completou o álbum de conquistas com vitórias nas Olimpíadas, no Mundial e no Pan. Com mais de oito décimos de distância da nota da paulista, o pódio foi completado por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, e Natalia Escalera, do México.
Última a se apresentar, Rebeca já sabia a pontuação a ser batida. No primeiro salto, a ginasta cravou o movimento e já abriu com um notão para assumir a liderança: 15.333. Mesmo assim, ela não deixou a peteca sair e fez mais uma ótima acrobacia para conseguir 14.633. A média final de 14.983 foi suficiente para garantir o ouro e colocar o Brasil no lugar mais alto do pódio da ginástica artística no Pan-Americano pela primeira vez desde Jade Barbosa em 2007.
O desempenho resultou em reconhecimento não apenas do público, mas também das adversárias. Quando saia do tatame, Andrade foi recebida pelas outras ginásticas sob aplausos e reverências.
Principal nome da modalidade ao lado da estadunidense Simone Biles, a brasileira ainda pode sair com mais uma medalha no peito nesta terça-feira. Ao lado da compatriota Flávia Saraiva, Rebeca está na final das barras assimétricas e pode estender a coleção de ouros.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br