string(9) "/esportes"
Botafogo

Veja lados bons e ruins de adiamento do jogo do Botafogo

Problema com a iluminação do Nilton Santos contra o Athletico-PR e final da Sul-Americana para o Fortaleza adiam confronto do líder do campeonato

Iluminação do Nilton Santos e final da Sul-Americana para o Fortaleza adiam confronto do líder do campeonato na 29ª rodada -  (crédito:  Vitor Silva/Botafogo)
Iluminação do Nilton Santos e final da Sul-Americana para o Fortaleza adiam confronto do líder do campeonato na 29ª rodada - (crédito: Vitor Silva/Botafogo)

A decisão da CBF pelo adiamento da partida contra o Fortaleza irritou o Botafogo. A ponto, aliás, de o departamento jurídico do clube acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o elenco criar um abaixo-assinado ao Sindicado dos Atletas pela manutenção da data. Mas será que a mudança será mesmo tão prejudicial à equipe? O Jogada10 fez um balanço dos prós e contras do que estão em jogo a partir da situação.

Antes da lista, vale reforçar que  bola rolaria nesta terça-feira (24/10), às 21h, apenas 52 horas do fim da partida entre o Alvinegro e o Athletico-PR, que foi suspensa, no dia anterior, por conta das seguidas quedas de energia no Estádio Nilton Santos.

Prós do adiamento para o Botafogo

Sem a necessidade de jogar na Arena Castelão, o lider do Brasileirão terá nada menos do que cinco jogos consecutivos no Rio de Janeiro, entre sua casa e São Januário (o clássico contra o Vasco ainda pode ser em Volta Redonda). São eles: Athletico-PR, Cuiabá, Palmeiras, Vasco e Grêmio. Ou seja, com a força da torcida e do ambiente, o encaminhamento para o caneco pode acontecer antes do esperado.

A viagem para Fortaleza causaria desgaste grande ao grupo. Talvez o técnico Lúcio Flavio tivesse que poupar alguns titulares, por conta do tempo curto de preparação. Caso fosse jogar, no total, o Botafogo faria sete partidas em 22 dias, algo que, afinal, alguns rivais vão encarar.

Quando efetivamente o jogo for disputado, o Fortaleza pode ter conquistado o título da Copa Sul-Americana e, assim, já terá a vaga na Libertadores de 2024. Dessa forma, sua participação na reta final da competição nacional será uma mera formalidade.

Contras do adiamento do Botafogo

A logística do clube foi prejudicada com o cancelamento da viagem, além dos planos dos próprios torcedores, que já tinham passagens e ingressos comprados.

Caso o Fortaleza perca a final da Sul-Americana, contra a LDU, a equipe tricolor deverá ter força máxima contra o Botafogo. Afinal, ainda precisará confirmar sua vaga na Libertadores do ano que vem.

Os adversários diretos pelo título, Red Bull Bragantino e Flamengo, vão jogar no meio de semana e podem diminuir a diferença para o Alvinegro para até quatro pontos. Ou seja, botaria mais pressão sobre o líder, a dez rodadas do fim do Brasileirão.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 24/10/2023 15:01