Basquete

NBA começa nesta terça e sem brasileiros; confira o guia da temporada

Edição 2023/24 não terá atletas pela primeira vez em 21 anos; jogo de abertura terá o atual campeão Denver Nuggets e Nikola Jokic contra LeBron James e os Lakers

30 franquias entram em quadra a partir desta terça-feira (24/10) com o sonho de conquistar o troféu Larry O'Brien -  (crédito: AFP)
30 franquias entram em quadra a partir desta terça-feira (24/10) com o sonho de conquistar o troféu Larry O'Brien - (crédito: AFP)
postado em 24/10/2023 03:55 / atualizado em 24/10/2023 16:46

O entretenimento das noites ganhou um reforço. A bola vai ao alto a partir desta terça-feira (24/10) e o mundo pode parar novamente para curtir a temporada da badalada NBA, após quatro meses de espera. Com mais de 1.300 jogos até a grande decisão, em meados de junho, existe uma garantia além dos dribles, enterradas e arremessos: espetáculo.

Defendendo a coroa e no centro dos holofotes, o Denver Nuggets do craque Nikola Jokic abre o novo capítulo em casa frente ao Los Angeles Lakers do astro incansável LeBron James. O dia um ainda conta com o encontro de velhos conhecidos, Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Kevin Durant, agora vestindo as cores do estrelado Phoenix Suns. Com só favoritos em quadra, a abertura já vai dar o tom do que vem pela frente.

Em meio ao show, a ausência de brasileiros ofusca parte do brilho. Com a saída de Raulzinho rumo ao basquete europeu, o país deixou de ter um representante na NBA pela primeira vez desde 2002. A esperança, no entanto, tem um tempero candango. O brasiliense Gui Santos faz parte do time do Golden State na liga de desenvolvimento e sonha com um lugar na equipe principal. Por ora, segue em ação pelo Santa Cruz Warriors, na G-League.

Embora não tenha um jogador verde-amarelo, a nova temporada da NBA escancara a preferência pelos craques internacionais, que estão cada vez mais presentes nos palcos do melhor basquete do mundo. Eles são, inclusive, o rosto de alguns postulantes ao título. No Oeste, o destaque vai para o atual campeão, o sérvio Nikola Jokic. Ele sonha com o bicampeonato para o Nuggets e o terceiro prêmio de MVP da carreira. No lado Leste dos Estados Unidos, o grego Giannis Antetokounmpo tem o objetivo semelhante: mira o segundo anel. Para isso, ele recebeu um aliado daqueles, Damian Lillard, adquirido do Portland Trail Blazers na principal troca das férias.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NBA Brasil (@nbabrasil)

A dupla europeia desponta com o favoritismo nas respectivas conferências, mas não dá para esquecer dos nascidos na terra do Tio Sam. Maiores campeões da história da NBA, empatados com 17 troféus cada, Lakers e Boston Celtics montaram elencos talentosos em torno das estrelas LeBron James e Jayson Tatum, respectivamente. Na companhia de Anthony Davis e Austin Reaves, King James quer repetir o feito de 2020 e conquistar mais um caneco para os angelinos. Já pela franquia de Massachusetts, os reforços de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis elevam ainda mais o nível de um time forte e que já chegou em cinco finais de conferência nos últimos sete anos, mas agora quer um final mais feliz.

Mas se o assunto for novas peças, é preciso citar o supertime do Suns. Depois de adicionar Kevin Durant no meio da temporada passada, Phoenix ainda buscou Bradley Beal para formar um trio mortal ofensivamente. Ainda assim, a falta de profundidade no plantel e de defensores de elite pesa contra o time que busca o primeiro título. Enquanto isso, o Oeste ainda tem Stephen Curry e o Warriors, atrás de mostrar que a dinastia ainda não acabou; e correm por fora uma série de times.

Com Kawhi Leonard, Paul George e Russell Westbrook saudáveis, o LA Clippers precisa ser lembrado, assim como o Dallas Mavericks, que terá Luka Doncic e Kyrie Irving juntos desde a partida inicial, e o Sacramento Kings de De’Aaron Fox e Sabonis. Com Ja Morant suspenso por 25 jogos por “conduta prejudicial à liga”, em razão de ter aparecido armado em vídeos, o Memphis Grizzlies se apega ao desempenho positivo de outros momentos sem o craque do time para continuar na zona de playoffs. Ainda estão no páreo times recheados de juventude querendo dar o próximo passo, como Minnesota Timberwolves do talentoso Anthony Edwards, New Orleans Pelicans de Zion Williamson e Oklahoma City Thunder do All-NBA Shai Gilgeous-Alexander.

No Leste, o Philadelphia 76ers, do atual MVP Joel Embiid, luta contra o problema interno de um insatisfeito James Harden que quer ser trocado. O vice-campeão Miami Heat perdeu peças importantes, mas confia no decisivo Jimmy Butler. Fechando o grupo de franquias para ficar de olho no topo, o Cleveland Cavaliers, do cestinha Donovan Mitchell quer apagar a decepção da última temporada e chegar mais longe nos playoffs.

Se juntam à briga, mais mais embaixo, New York Knicks, Toronto Raptors, Chicago Bulls, Brooklyn Nets, Atlanta Hawks e Indiana Pacers. Todos têm potencial para jogarem na pós-temporada e atletas convocados para o Jogo das Estrelas, mas ainda sofrem com lacunas a serem preenchidas que os distanciam de voos maiores.

Longe das aspirações por título, a estreia cercada de expectativa de Victor Wembanyama, primeira escolha do draft pelo San Antonio Spurs, promete a atenção. O gigante francês de 2,26 metros impressionou por onde passou e quer se estabelecer como um novo talento geracional. Ainda na parte de baixo da tabela, Houston Rockets, Detroit Pistons, Portland Trail Blazers, Utah Jazz, Charlotte Hornets, Orlando Magic e Washington Wizards seguem em processo de reconstrução e apostam todas as fichas na evolução de jovens jogadores para mirar o pelotão de cima no futuro.

Opinião dos especialistas

Nome de sucesso no basquete da capital, o ex-jogador Guilherme Giovannoni, arriscou os palpites para levar o caneco e o prêmio de melhor jogador da temporada. “Os principais favoritos são o Denver Nuggets, atual campeão, Milwaukee Bucks e Boston Celtics, pelo lado Leste, que se reforçaram bem. E podemos colocar Phoenix Suns, Los Angeles Lakers e Golden State Warriors. Esses seis saem um pouco à frente, apesar de a NBA ser um tanto imprevisível”, opinou o comentarista da ESPN.

“Para mim, o MVP será o (Nikola) Jokic de novo. Ele deveria ter ganho na temporada passada, mas usaram muito da questão de ele não ter chegado à final, de não ter título, que agora ele tem. O sérvio tem sido o melhor jogador da NBA nas últimas temporadas e vem para manter o nível que ele está jogando. É um jogador que faz triplo-duplo com uma naturalidade muito acima da média”, completa o campeão do NBB pelo Brasília.

A temporada, que ainda terá um torneio especial em novembro, começa às 20h30 para Nuggets e Lakers, com transmissão do Prime Video. O restante dos jogos também passa na ESPN para televisão e no Star+ e NBA League Pass em streaming. No teatro dos gigantes, chegou a hora do espetáculo.

Leste

Atlanta Hawks

Time titular: Trae Young, Dejounte Murray, De’Andre Hunter, Saddiq Bey e Clint Capela
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

Boston Celtics

Time titular: Jrue Holiday, Jaylen Brown, Jayson Tatum, Kristaps Porzingis e Al Horford
Títulos: 17
Desempenho 2022/23: Final de conferência

Brooklyn Nets

Time titular: Ben Simmons, Spencer Dinwiddie, Mikal Bridges, Cam Johnson e Nic Claxton
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

Charlotte Hornets

Time titular: LaMelo Ball, Terry Rozier, Brandon Miller, PJ Washington e Mark Williams
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 14º

Chicago Bulls

Time titular: Alex Caruso, Zach LaVine, DeMar DeRozan, Patrick Williams e Nikola Vuevi
Títulos: 6
Desempenho 2022/23: 10º

Cleveland Cavaliers

Time titular: Darius Garland, Donovan Mitchell, Max Strus, Evan Mobley e Jarrett Allen
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

Detroit Pistons

Time titular: Cade Cunningham, Jaden Ivey, Ausar Thompson, Isaiah Stewart e Jalen Duren
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: 15º

Indiana Pacers

Time titular: Tyrese Haliburton, Bruce Brown, Buddy Hield, Obi Toppin e Myles Turner
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 11º

Miami Heat

Time titular: Kyle Lowry, Tyler Herro, Jimmy Butler, Caleb Martin e Bam Adebayo
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: vice-campeão

Milwaukee Bucks

Time titular: Damian Lillard, Pat Connaughton, Khris Middleton, Giannis Antetokounmpo e Brook Lopez
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

New York Knicks

Time titular: Jalen Brunson, Quentin Grimes, RJ Barrett, Julius Randle e Mitchell Robinson
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência

Orlando Magic

Time titular: Markelle Fultz, Jalen Suggs, Franz Wagner, Paolo Banchero e Wendell Carter Jr.
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 13º

Philadelphia 76ers

Time titular: James Harden, Tyrese Maxey, Tobias Harris, P.J. Tucker e Joel Embiid
Títulos: 3
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência

Toronto Raptors

Time titular: Dennis Schröder, O.G. Anunoby, Scottie Barnes, Pascal Siakam e Jakob Poeltl
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 9º

Washington Wizards

Time titular: Tyus Jones, Jordan Poole, Corey Kispert, Kyle Kuzma e Daniel Gafford
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 12º

Oeste

Dallas Mavericks

Time titular: Luka Doni, Kyrie Irving, Josh Green, Grant Williams e Dereck Lively
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 11º

Denver Nuggets

Time titular: Jamal Murray, Kentavious Caldwell-Pope, Michael Porter Jr, Aaron Gordon e Nikola Joki
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Campeão

Golden State Warriors

Time titular: Stephen Curry, Klay Thompson, Andrew Wiggins, Draymond Green e Kevon Looney
Títulos: 7
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência

Houston Rockets

Time titular: Fred VanVleet, Jalen Green, Dillon Brooks, Jabari Smith Jr e Alperen engün
Títulos: 2
Desempenho 2022/23: 14º

Los Angeles Clippers

Time titular: Russell Westbrook, Paul George, Kawhi Leonard, Marcus Morris e Ivica Zubac
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

Los Angeles Lakers

Time titular: D'Angelo Russell, Austin Reaves, LeBron James, Rui Hachimura e Anthony Davis
Títulos: 17
Desempenho 2022/23: Final de conferência

Memphis Grizzlies

Time titular: Ja Morant*, Marcus Smart, Desmond Bane, Jaren Jackson Jr. e Xavier Tillman
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

Minnesota Timberwolves

Time titular: Mike Conley, Anthony Edwards, Jaden McDaniels, Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Primeira rodada

New Orleans Pelicans

Time titular: CJ McCollum, Brandon Ingram, Trey Murphy III, Zion Williamson e Jonas Valaninas
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 9º

Oklahoma City Thunder

Time titular: Josh Giddey, Shai Gilgeous-Alexander, Jalen Williams, Luguentz Dort e Chet Holmgren
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: 10°

Phoenix Suns

Time titular: Devin Booker, Bradley Beal, Josh Okogie, Kevin Durant e Jusuf Nurkic
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: Semifinal de conferência

Portland Trail Blazers

Time titular: Scoot Henderson, Anfernee Simons, Matisse Thybulle, Jerami Grant e DeAndre Ayton
Títulos:1
Desempenho 2022/23: 13º

Sacramento Kings

Time titular: De'Aaron Fox, Kevin Huerter, Harrison Barnes, Keegan Murray e Domantas Sabonis
Títulos: 1
Desempenho 2022/23: Primeiro round

San Antonio Spurs

Time titular: Tre Jones, Devin Vassell, Keldon Johnson, Jeremy Sochan e Victor Wembanyama
Títulos: 5
Desempenho 2022/23: 15º

Utah Jazz

Time titular: Collin Sexton, Jordan Clarkson, Lauri Markkanen, John Collins e Walker Kessler
Títulos: 0
Desempenho 2022/23: 12º

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação