Em uma disputa emocionante na tarde deste domingo (22/10), o Amazonas consagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro da Série C. Após vencer o Brusque-SC por 2 x 1, o time tornou-se o primeiro clube do Estado a conquistar um título brasileiro no futebol masculino. Em 1991, o Sul-América ganhou a Taça Brasil Feminina. O Amazonas teve uma campanha sólida fora de casa. Chegou à final com 56% de aproveitamento. Em 13 jogos, foram sete vitórias, um empate e cinco derrotas. Para manter a história de melhor visitante, o clube de Manaus conseguiu segurar o ataque do Brusque.
Na primeira etapa do jogo, o Brusque impôs sua ofensividade, marcando aos 9 minutos com Guilherme Queiroz, após a árbitra Edina Alves acusar pênalti para os donos casa. Na ocasião, Dentinho chutou a bola, que pegou na mão do Pratic. O jogo manteve-se disputado. Ambos os times buscaram o ataque. O Amazonas elevou a pressão aos 25 minutos do primeiro tempo. No final da primeira etapa, Diego Torres fez o gol de empate, aos 45 minutos. Ele recebeu um preciso passe pela direita, igualando o marcador do confronto, que teve momentos acirrados.
Na etapa complementar, o Brusque concentrou as jogadas pela direita do campo. O Amazonas, mais contido, ficou estudando o adversário. Aos 11 minutos, o Onça Pintada surpreendeu o adversário com um gol de Sassá. O ex-jogador do Botafogo e do Cruzeiro virou o placar.
O Brusque persistiu na busca pelo empate, porém o Amazonas resistiu até o último minuto da partida. No fim do jogo, o clube de Manaus colocou cinco jogadores na defesa e cinco no meio. As tentativas do Brusque não foram necessárias para empatar a partida. Assim o onça pintada se consagrou campeão da Série C.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br