É campeã! Com gol de Millene, o Corinthians derrotou o rival Palmeiras e venceu a Libertadores feminina de 2023, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali (COL). Assim, o Timão chegou à quarta conquista na história da competição, se isolando no topo. O Alvinegro também foi o vencedor de 2017, 2019 e 2021. Já o Verdão segue com seu único título, conquistado em 2022.
O Corinthians foi melhor por quase todo o jogo, até a zagueira Tarciane ser expulsa, aos 21 do segundo tempo, com o segundo cartão amarelo. Ainda assim, o Timão segurou o resultado. O Alvinegro, vale destacar, colocou uma bola na trave aos 16 do primeiro tempo, com Vic Albuquerque. Já o Palmeiras ficou reclamando de um pênalti não marcado em Andressa (defensora do Corinthians, que colocou a mão na bola), no último minuto.
O jogo, vale lembrar ainda, marcou o último ato de Arthur Elias pelo Corinthians, afinal, agora ele assume a Seleção Brasileira, onde já estava, mas conciliando com a equipe paulista. Ainda nesta temporada de 2023, Elias faturou o Brasileirão e o Paulista.
Campanha das campeãs
Mais cedo, o Internacional perdeu a disputa de terceiro lugar para o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 2, no mesmo estádio. Analuyza e Mary Álvarez (contra) marcaram para o Colorado, enquanto Marcela Restrepo e Manuela González (duas vezes) fizeram para as donas da casa.
Ao longo da campanha, o Corinthians passou por Colo-Colo, SC Limpeño e Always Ready. Já nas quartas de final, o Timão eliminou América de Cali e Internacional. Já o Palmeiras superou Atlético Nacional, Barcelona de Guayaquil e Caracas. Depois, o Verdão despachou o Olimpia e novamente o Atlético Nacional.
A lista de campeões da Libertadores feminina tem ainda São José-SP (3), Santos (2), Ferroviária (2), Colo-Colo-CHI (1), CS Limpeño-PAR (1), Audax-SP (1) e Atlético Huila-COL (1).
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br