Derivada do futebol americano, mas sem tanto contato, o flag football segue crescendo mundo afora e o Brasil ganhou um reforço de peso para entrar nesse meio. Em parceria inédita, a NFL e a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) lançaram uma campanha para incentivar a modalidade entre jovens no país e o primeiro passo será no domingo (15/10), com um torneio em São Bernardo (SP) voltado para crianças de até 12 anos, o NFL Flag National Championships. Com a confirmação do esporte nas Olimpíadas de Los Angeles-2028, a tendência é da popularidade aumentar cada vez mais.
O evento na cidade paulista terá 12 equipes de diversas regiões do Brasil e os campeões ganham vaga para participar da Divisão Internacional do NFL Flag, em Orlando, Estados Unidos, durante o Pro Bowl (Jogo das Estrelas) da liga americana. Além do campeonato, a parceria ainda vai organizar mais programas de desenvolvimento para a juventude ter contato com o flag football, como incorporação da modalidade no currículo de educação física nas escolas. O mesmo já é feito em outros países, como Canadá, México, Gana e Austrália.
O programa lançado no Brasil faz parte de um projeto ambicioso da NFL, em ação desde 2015 e voltado para a popularização e expansão da liga em solo tupiniquim. Unidos com a CBFA, a expectativa é introduzir o flag football como uma maneira mais acessível e de menos contato firme para incentivar o futebol americano entre os jovens.
"Continuar a expandir o Flag Football ao redor do mundo é uma prioridade significativa para a NFL. Como um dos esportes que mais crescem e mais acessíveis do mundo, oferecer aos jovens atletas a oportunidade de jogar Flag Football nunca foi tão importante. O Brasil tem um apetite impressionante pelo esporte e estamos entusiasmados em trabalhar com a CBFA para lançar iniciativas do NFL FLAG nos anos seguintes", explica a gerente internacional de desenvolvimento de Futebol Flag da liga, Afia Law.
"É uma alegria tremenda para nós sediar o Torneio NFL FLAG no Brasil. Desenvolver as categorias de base e trabalhar com escolas e crianças sempre foi um grande desejo para nós. A colaboração entre a CBFA e a NFL impulsiona muito tudo isso. Será um marco histórico para toda a nossa comunidade de futebol americano, envolvendo-se nesse movimento para expandir ainda mais o futebol flag por todo o país", complementa a presidente da CBFA, Cris Kajiwara.
O que é o flag football?
Os objetivos do flag football são os mesmos do futebol americano, de avançar a bola no campo do adversário para tentar anotar pontos, o touchdown. As diferenças, no entanto, já começam em relação aos materiais utilizados. Sem o equipamento de proteção tradicional, são usadas fitas (flags) presas na cintura e que, ao invés de precisar derrubar o atleta, basta puxar um delas para parar a jogada. Ainda assim, há contato entre os jogadores, mas com menos intensidade.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br