Dia de luto na ginástica artística. Morreu nesta sexta-feira (13/10) aos 64 anos João Luiz Ribeiro, primeiro ginasta brasileiro a disputar uma Olimpíada. O catarinense participou dos Jogos de Moscou, em 1980, e foi um dos expoentes do país na modalidade. Dono de duas academias em Nova Jersey, ele morava nos Estados Unidos desde a aposentadoria e ainda não teve a causa da morte divulgada.
João começou a carreira em Porto Alegre, como atleta na Sogipa. Na época, jogava basquete e se arriscava nos aparelhos de ginástica antes dos treinos. A habilidade natural o fez se destacar na categoria e nas competições até ser chamado para o Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e posteriormente no Pinheiros, de São Paulo.
Representando o Brasil, fez parte da equipe masculina que conquistou a primeira medalha do país na ginástica em 1979, durante os Jogos Pan-americanos de San Juan, Porto Rico. A medalha de bronze na ocasião abriu o caminho para futuros talentos verde-amarelos, como Daiane dos Santos, Diego Hypolito, Arthur Zanetti, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade.
No mesmo ano do Pan, durante o Mundial de Fort Worth, no Texas, Ribeiro se tornou o segundo ginasta brasileiro a ganhar uma honraria da Federação Internacional de Ginástica (FIG) dada apenas aos atletas com média acima de 9 em grandes competições. Nos Jogos de Moscou-1980, ele ficou em 64º no individual, enquanto o melhor resultado nos aparelhos foi o 53º lugar no solo.
É com extremo pesar que a Confederação Brasileira de Ginástica recebe a informação do falecimento de João Luiz Ribeiro. Com um currículo vasto e vitorioso, o João, que morava nos Estados Unidos há muitos anos, foi o primeiro brasileiro a representar a Ginástica Artística do… pic.twitter.com/pr6KeaYWVM
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) October 13, 2023
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) emitiram uma nota de pesar sobre o falecimento de João Luiz. “É com o mais profundo pesar que o Comitê Olímpico do Brasil lamenta a morte de João Luiz Ribeiro, primeiro atleta a representar a ginástica artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos, aos 64 anos”, disse o COB.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br