Categorias de Base

Gigantes do futebol nacional chegam ao DF para torneio sub-17

Garotada de Botafogo e Goiás, entre outras equipes disputam a 1ª Copa Capital de Futebol em dezembro

DF vai contar com três representantes: Capital, Canaã e o vencedor do Candanguinho Sub-17 -  (crédito: Gustavo Roquette/CapitalCF)
DF vai contar com três representantes: Capital, Canaã e o vencedor do Candanguinho Sub-17 - (crédito: Gustavo Roquette/CapitalCF)
postado em 07/10/2023 20:27

De 1º a 10 de dezembro, o Distrito Federal recebe a 1ª Copa Capital de Futebol Sub-17. Tradicionais equipes do Brasil já confirmaram presença, além de times locais. O objetivo da organização do evento é tornar, em breve, a competição uma referência nacional para categorias de base. Oito equipes entram em campo pelo título do torneio, que pretende, já a partir da edição do próximo ano, dobrar ou, até, triplicar a quantidade de clubes participantes.

Uma iniciativa do Instituto Capital, da Federação de Futebol do DF e da Secretaria de Esporte e Lazer, a 1ª Copa Capital de Futebol Sub-17 traz à cidade equipes representadas na Série A do Brasileirão, como Botafogo, Cuiabá e Goiás. Confirmaram presença também agremiações tradicionais como Atlético-GO e Vila Nova. O DF tem direito a três vagas, duas delas ficaram para Canaã e Capital. O Campeão do Candanguinho Sub-17 completa o torneio. Caso seja um dos dois já inscritos, o próximo colocado herda a vaga.

Forma de disputa
A Copa conta com dois grupos, com quatro equipes jogando entre si. Os dois melhores de cada chave se classificam à semifinal. Por fim, os vencedores fazem a final e definem o grande campeão no dia 10 de dezembro.

Nos próximos dias, a organização pretende divulgar a tabela completa, com confrontos, datas, horários e locais das disputas, que vai ocorrer em grandes estádios espalhados pelo DF e com entrada gratuita.

Candanguinho Sub-17
Com 12 jogos, a quarta rodada do campeonato ocorre neste e no próximo fim de semana. A competição conta com quatro grupos, cujo os líderes são, respectivamente, em cada um deles: Gama, Capital, Formosa e Real Brasília. Com cinco gols cada, os artilheiros são Marcelo Henryque (Capital) e Rafa (Gama).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação