Libertadores

Fluminense será o primeiro a jogar final única da Libertadores em casa

Classificado para a decisão no Maracanã, tricolor terá privilégio raro no novo formado de final com sede única do torneio continental. Cariocas aguardam Palmeiras ou Boca Junios

 Fluminense's Argentine forward German Cano (C) celebrates with teammates after defeating Internacional during the all-Brazilian Copa Libertadores semifinals second leg football match between Internacional and Fluminense, at the Beira-Rio stadium in Porto Alegre, Brazil, on October 4, 2023. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP)
       -  (crédito:  AFP)
Fluminense's Argentine forward German Cano (C) celebrates with teammates after defeating Internacional during the all-Brazilian Copa Libertadores semifinals second leg football match between Internacional and Fluminense, at the Beira-Rio stadium in Porto Alegre, Brazil, on October 4, 2023. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP) - (crédito: AFP)
postado em 05/10/2023 00:00

A final da Libertadores está em casa. Pelo menos para a torcida do Fluminense. No quinto ano de decisão em sede única, um time, enfim, conseguiu concluir o objetivo de sonhar com a conquista do título na própria cidade de origem. Na noite desta quarta-feira (4/10), o tricolor suou, mas viveu momentos mágicos para eliminar o Internacional, após virada heroica, por 2 x 1, em pleno Beira-Rio. O feito grandioso garantiu presença na disputa pela Glória Eterna, em 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Em busca do primeiro título da competição continental, o Fluminense via a possibilidade de jogar a final em casa de maneira especial. Em 2019, nenhum time peruano chegou a Lima. No ano seguinte, o Maracanã não teve a presença do Flamengo. As finais no Uruguai e no Equador também passaram longe de terem equipes da casa em campo. O privilégio estava guardado para um dos maiores palcos do futebol mundial. Na nova final no Rio de Janeiro, o tricolor poderá aplicar o conhecimento íntimo do palco do confronto contra o vencedor de Palmeiras e Boca Juniors.

Assim, o Fluminense jogará sete partidas da atual Libertadores no Maracanã. No formato de sede única com local definido pela Conmebol por meio de processo seletivo e com antecedência, as equipes campeãs das últimas quatro edições jogaram seis vezes como mandantes. Em 2023, o time carioca ganhou quatro partidas e empatou outras duas em casa. Na grande final, o estádio do Rio de Janeiro terá torcida dividida entre tricolores e adeptos alviverdes ou xeneizes.

Mas foi sofrido. Principalmente no primeiro tempo. O Internacional teve maior consistência e saiu na frente com nove minutos, após Mercado aproveitar intervenção errada de Fábio e cabecear para incendiar o Beira-Rio. Bem organizados nos setores do campo, os gaúchos dificultavam o avanço tricolor. A maior posse de bola do time de Fernando Diniz não resultava em chances claras aos cariocas. Cano chegou a colocar uma bola na trave em lance anulado por impedimento.

Obrigado a pelo menos empatar o jogo para forçar os pênaltis, o Fluminense voltou do intervalo modificado e com postura mais ofensiva. O Inter ficou com os contra-ataques à disposição. A postura, porém, não teve efeito prático. O tricolor não ameaçou Rochet e o tempo de jogo no Beira-Rio foi passando. Enner Valencia perdeu duas chances claríssimas de definir a eliminatória. Porém, poucos minutos apoteóticos foram suficientes para o ressurgimento tricolor. Aos 35, John Kennedy saiu livre e deu toque categórico para igualar. O resultado levava aos pênaltis, mas o colorado desligou. Artilheiro da Libertadores, Cano fuzilou Rochet, aos 41, para garantir a virada. Os cariocas se fecharam e impediram sustos até o fim do jogo.

Na busca pelo primeiro título da Libertadores na história centenária, o Fluminense tentará fazer o privilégio raro nos moldes atuais da competição continental virar um grande trunfo para entrar no hall seleto de brasileiros campeões do torneio. A contagem regressiva foi dada. Em 30 dias, o tricolor estará no gramado do Maracanã para tentar alcançar a sonhada Glória Eterna contra Palmeiras ou Boca Juniors. Um possível fim caseiro com detalhes ainda mais mágicos para o sonho de taça inédita.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação