O Vasco reagiu no Campeonato Brasileiro e aumentou o nível de competitividade do elenco após a última janela de transferências. Afinal, além do próprio técnico Ramón Díaz e sua comissão, uma dezena de reforços chegou à Colina. Um deles, inclusive, vem sendo fundamental na campanha recente do Cruz-Maltino de olho em fugir do Z4: Pablo Vegetti, de 34 anos. Em nove partidas disputadas, são sete gols e uma assistência. Ou seja, participa, em média, de um gol a cada 102 minutos pelo clube.
Aliás, o argentino já se mostrou exímio finalizador e bom de posicionamento. Defendeu o time pela primeira vez no dia 6 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Rio. Por sinal, ele mesmo veio do banco, no lugar de Sebastián Ferreira, e balançou a rede para decretar o resultado positivo. Na época, os cariocas vinham de quatro derrotas consecutivas – Athletico-PR e Cruzeiro, em casa, e Corinthians e Botafogo, fora.
Adaptação e consolidação
Assim, Vegetti passou a mostrar as credenciais dentro do Vasco e, portanto, virou titular de Díaz. A chance dada pelo técnico se mostrou acertada nos jogos seguintes da temporada. Tanto é que o camisa 99 marcou nos empates em 1 a 1 contra o Bragantino, em São Paulo, e Bahia, em Salvador. Ambos de pênalti, inclusive. No intervalo entre as duas partidas, fez parte da jogada que selou o 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã. Piton cruzou, o centroavante cabeceou e, no rebote do goleiro Everson, Serginho apareceu para deixar o dele.
Já no clássico com o Fluminense, o "Pirata" foi ainda mais decisivo. Fez um dos gols da vitória por 4 a 2, no Nilton Santos, além de dar a assistência para Gabriel Pec completar o placar, já no fim dos 90 minutos. Na sequência, outros dois triunfos: goleada por 5 a 1 em cima do Coritiba, na volta da torcida a São Januário, e 1 a 0 diante do América-MG, em Belo Horizonte. Nos paranaenses, o artilheiro balançou a rede duas vezes, porém não influenciou diretamente no resultado, assim como na derrota por 4 a 1 para o Santos, no último domingo (1), quando também fez o dele.
Falou pouco e disse tudo o Pirata!
Vamos, Vasco! ???????????????#AMExVAS 0??-1??#VascoDaGama pic.twitter.com/QPDR29QxsS
— Vasco da Gama (@VascodaGama) September 26, 2023
Por sinal, com seus gols na competição em nove partidas, Vegetti é responsável propriamente por oito dos 17 pontos do Vasco desde a sua estreia. Isso sem levar em consideração os lances em que esteve presente na construção das jogadas, mas sem, de fato, marcar ou dar algum passe decisivo. Por exemplo, a finalização de cabeça contra o Atlético-MG, que culminou no gol de Serginho.
Chegada sem badalação
Apesar do ótimo rendimento em campo, o camisa 99 chegou ao Rio no último dia da janela de transferências e como grande incógnita, já que poucos o conheciam do futebol argentino. Por lá, fez seu nome atuando no Belgrano, equipe da cidade de Córdoba, entre 2020 e 2023. Ao todo, durante sua passagem, balançou a rede 64 vezes em 122 jogos, o que dá boa média de 0,52 gol por confronto. Antes, em 2019, surgiu pelo Instituto e agradou bastante pelo aproveitamento: 15 gols em 23 duelos.
Por outro lado, Vegetti teve seu ápice na Liga Argentina em 2023, momentos antes de se transferir ao Vasco. Ainda pelo Belgrano, terminou a edição da competição nacional com 13 gols em apenas 10 partidas, sendo 12 deles anotados com somente um toque na bola. Mesmo depois de vir jogar no futebol brasileiro, o "Pirata" acabou sendo artilheiro do torneio, ao lado de Michael Santos, do Talleres, outro alvo do Cruz-Maltino na janela de meio do ano.
Jogos em que Vegetti marcou
- 1 a 0 – Grêmio, em casa
- 1 a 1 – Bragantino, fora
- 1 a 1 – Bahia, fora
- 4 a 2 – Fluminense, em casa
- 5 a 1 – Coritiba, em casa (fez dois)
- Derrota por 4 a 1 – Santos, fora
Minutagem de Vegetti nas partidas
- 36? – Grêmio
- 106? – Bragantino
- 84? – Atlético-MG
- 103? – Palmeiras
- 102? – Bahia
- 99? – Fluminense
- 73? – Coritiba
- 106? – América-MG
- 109? – Santos
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br