Futebol feminino

Real x Minas: conheça as xerifes da decisão do Candangão Feminino

Decisivas na defesa, zagueiras de Real e Minas são alternativas nas áreas rivais, com potencial goleador como arma surpresa na finalíssima

Rafa Soares (à esquerda) é peça importante na defesa do Real Brasília, a menos vazada do Candangão -  (crédito: Júlio César Silva / Real Brasília)
Rafa Soares (à esquerda) é peça importante na defesa do Real Brasília, a menos vazada do Candangão - (crédito: Júlio César Silva / Real Brasília)
postado em 05/10/2023 22:55

A versatilidade de uma jogadora de futebol é uma necessidade cada vez maior à medida que o esporte avança. Real Brasília e Minas Brasília, atentos a tal fator, buscam aplicar essa regra nas equipes antes da final do Campeonato Candango Feminino, neste sábado (7/10), às 10h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Além de segurança, a defesa pode ser ataque, com as principais jogadoras atuando à frente no campo de jogo.

Aventurar-se no ataque não é novidade para uma zagueira experiente como Mariana Pires. A defensora das Minas é a quarta na artilharia da competição, com cinco gols marcados, se provando como uma arma importante nas duas áreas de jogo. Através dela, a equipe chega à decisão com um forte poderio ofensivo, com 13,5% de participação da beque nos gols.

A defensora, apesar da participação, destaca a rotação no time na hora de botar a bola na rede como ponto fundamental para a campanha finalista. "O coletivo da nossa equipe tem feito a diferença nessa competição, não só eu como várias atletas tem feito muitos gols e sendo muito importantes nos jogos", declara.

Do lado adversário, a situação não é diferente e também é positiva. Além de aparecer nos registros como a melhor defesa do campeonato aqui, com apenas dois gols sofridos em oito partidas, as jogadoras responsáveis por ocupar o primeiro terço do campo também acumulam bons números durante as subidas ao ataque. Até aqui, duas defensoras da equipe foram às redes: Carol Gomes (duas vezes) e Laíne (uma). 

Na opinião de Rafa Soares, camisa três das Leoas do Planalto, os bons resultados passam justamente pelo coletivo. "Está funcionando bastante e fico feliz em poder contribuir na fase defensiva e dar força ao nosso ataque para fazer sua função", disse ela. 

"A expectativa é sempre a melhor possível. A gente sabe que vai ser um jogo difícil, mas nos preparamos bastante para chegar bem nessa final. Agora, o objetivo é colocar em prática tudo que foi feito nesse campeonato e, se Deus quiser, fazer grande jogo, da mesma forma como temos feito", complementou.

Fichas técnicas:

Rafa Soares
Time: Real Brasília
Posição: zagueira
Idade: 23 anos
Altura: 1,76 m
Gols marcados: 0
Gols sofridos: 0
Jogos sem sofrer gols: 5

Mariana Pires
Time: Minas Brasília
Posição: Zagueira
Idade: 35 anos
Altura: 1,65 m
Gols marcados: 5
Gols sofridos: 4
Jogos sem sofrer gols: 5

*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação