Restam duas rodadas para a Seleção Brasileira alcançar a sonhada vaga nas Olimpíadas de Paris-2024 via Pré-Olímpico. Para entrar em quadra no domingo (24/9) com chances de classificação, somente a vitória interessa contra a Bélgica, neste sábado (23/9), às 4h, no Ginásio Nacional de Yoyogi, em Tóquio, no Japão.
A Seleção Brasileira é a terceira colocada do Grupo B, com 11 pontos. Está atrás de Japão e Turquia, líder e vice, respectivamente, com 15 cada. Portanto, ainda há margem para o sucesso. Afinal, na última rodada, a equipe verde-amarela encara as anfitriãs do torneio. Logo, o triunfo contra a Bélgica é indispensável para chegar ao último ato dependendo das próprias forças.
- CBV detalha partidas da primeira fase da Superliga Feminina
- Walewska: último título da carreira da central foi no Distrito Federal
- Thaisa chora ao comentar morte de Walewska: ‘É muito difícil, dói muito’
A trupe liderada por Gabi e Thaisa tem quatro vitórias em cinco jogos. O único tropeço aconteceu na jornada anterior, no 3 sets a 0 contra a Turquia. Antes, desbancou Argentina, Peru, Bulgária e Porto Rico. Das 17 parciais disputadas, perdeu apenas cinco.
Após a derrota para a Turquia, o técnico Zé Roberto Guimarães amenizou o resultado e tratou sobre a perda da ex-central Walewska, campeã olímpica dos Jogos Pequim-2008, morta na última quinta-feira (21/9), aos 43 anos, em São Paulo.
“Vamos deixar esse momento, esse jogo e conversar com o grupo sobre essa situação. Está todo mundo muito triste com o que aconteceu. Conheci a Walewska e sei que, se ela tivesse aqui, ela pediria para todo mundo jogar por ela. Foi isso o que a gente tentou fazer. Elas correram por ela, a gente só tem de lamentar e rezar muito”, disse ao SporTV.
Regulamento
O Pré-Olímpico de vôlei feminino é disputado em fase única por 24 seleções divididas em três grupos com oito cada. As duas melhores avançam para as Olimpíadas. Anfitriã, a França está garantida na disputa. As cinco vagas restantes serão distribuídas via ranking internacional. As equipes de continentes ainda não confirmados têm prioridade.