A agenda do fim de semana do futebol na capital do país é uma síntese da relevância da indústria da bola no mercado de trabalho do esporte mais popular do país. Quatro competições diferentes chanceladas pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) colocarão em cartaz 29 jogos em dois dias (confira programação no fim da matéria). Recorde na temporada doméstica. A maratona insana colocará em ação 831 jogadores filiados à entidade máxima da modalidade local. O custo estimado para bancar a maratona insana de partidas pelo Candangão Sub-15, Sub-17, Feminino e Série B é de R$ 44.500.
A quarta rodada da segunda divisão do Distrito Federal tem seis jogos programados para este fim de semana — quatro no sábado e outros dois no domingo. A competição seleciona dois times para a disputa da elite em 2024. O Planaltina lidera o Grupo A e o Luziânia comanda o B.
Paralelamente, o Candangão Feminino inicia a disputa das semifinais. Neste sábado, o Cresspom receberá o Real Brasília no Estádio Rorizão, em Samambaia. No domingo, o Sobradinho visitará o Minas Brasília no Chapadinha, em Brazlândia. Os confrontos são de ida nos dois casos.
Os campeonatos das divisões de base também estão pulsando. Um deles larga neste fim de semana. O Candangão Sub-17 tem 12 partidas previstas para sábado e domingo pela primeira rodada do torneio. São 25 times divididos em quatro grupos na disputa da categoria.
O Campeonato Sub-15 tem no cardápio nove partidas neste sábado e domingo. Seriam 10, mas a nona rodada começou na última quarta-feira com a vitória do Real Brasília por 3 x 0 contra o Planaltina. Vinte e dois times disputam a competição de base.
A logística para atender 29 jogos em dois dias pressiona a FFDF a trabalhar no limite da capacidade. Além de movimentar 831 jogadores inscritos, as quatro competições colocam em ação 222 integrantes de comissões técnicas, 116 profissionais da arbitragem, 29 delegados de partida, 29 campos e 12 estádios. Alguns confrontos da base são em centros de treinamento.
A indústria do futebol candango também separou 156 gandulas e maqueiros para prestação de serviço nos 29 jogos deste sábado e domingo pelos gramados do Distrito Federal. A conta final para fazer a engrenagem funcionar é estimado em R$ 44.500. O montante inclui taxas de arbitragem, o pagamento de ambulâncias nas categorias profissionais e o fornecimento de 37 bolas de futebol: uma para cada mandante no Sub-15 e no Sub-17, duas para os mandantes no feminino e na segunda divisão do campeonato masculino.
CARDÁPIO DE 29 JOGOS
CANDANGÃO SUB-15
9ª rodada
Sábado
9h – Santa Maria x Ceilândia (Defelê)
15 – Legião x BNT (CT do Legião)
15h – Capital x Guaraense (JK)
15h30 – Planaltina x Aruc (CT do Planaltina0
15h30 – Sobradinho x Gama (Clube Bakanas)
Domingo
10h - Gaminha x Estrelinha (CT do Gaminha)
14h30 – Ceilandense x União (Celacap)
15h – Minas x Galáticos (Clube Minas)
15h30 – Brasília x Maringá (Celacap)
CANDANGÃO SUB-17
1ª rodada
Sábado
10h – Canaã x Maringá (Estádio de Planaltina de Goiás)
11h – Santa Maria x Planaltina (Diref)
14h30 – CFZ x Luziânia (Celacap)
15h – União x Formosa (CT do Jaguar)
15h30 – Samambaia x Brasília (CT do Brasiliense)
Domingo
9h - Guaraense x Grêmio Valparaíso (Pinheirinho)
10h – Capital x Galáticos (JK)
10h – Taguatinga x Ceilandense (CT do Jaguar)
10h – Ceilândia x Samambaense (Abadião)
10h30 – Legião x Planaltina (CT do Legião0
15h – Estrelinha x Real Brasília (Caeso)
CANDANGÃO FEMININO
Sábado
15h30 – Cresspom x Real Brasília (Rorizão)
15h – Sobradinho x Minas (Chapadinha)
SÉRIE B DO CANDANGÃO MASCULINO
Sábado
15h – Canaã x Legião (Estádio de Planaltina de Goiás)
15h – Luziânia x Botafogo (Serra do Lago)
15h30 – Brazlândia x Aruc (Chapadinha)
Domingo
10h – Planaltina x Samambaense (Estádio de Planaltina de Goiás)
10h – Ceilandense x Sobradinho (Serejão)
15h – Riacho City x Grêmio Valparaíso