Automobilismo

F1: McLaren renova contrato com o calouro Oscar Piastri até 2026

Piloto australiano é uma das surpresas na temporada e estendeu vínculo para seguir pilotando pela equipe de Woking ao lado de Lando Norris

A Fórmula 1 embarca ao Japão para a disputa do Grande Prêmio de Suzuka neste final de semana e Oscar Piastri vai levar na bagagem um contrato novo. O piloto australiano de 22 anos renovou o vínculo com a McLaren nesta quarta-feira (20/9) e vai permanecer na equipe de Woking até 2026. O acordo original com a montadora inglesa ia até o fim de 2024, mas foi prorrogado por mais dois anos. Um dos calouros da temporada, o jovem já tem no currículo títulos da Fórmula Renault (2019), F3 (2020) e F2 (2021).

Em quinze corridas pela categoria de elite do automobilismo, Piastri já somou 42 pontos e ocupa a 11ª colocação no campeonato de pilotos. O melhor resultado até aqui foi o segundo lugar na prova de sprint do GP da Bélgica, no qual ficou atrás apenas de Max Verstappen. Nas corridas normais, o australiano flertou com o pódio no GP de Silverstone, na Inglaterra, quando cruzou em quarto lugar. Na ocasião, ele havia largado na segunda fila após classificar em terceiro.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por McLaren (@mclaren)

“Estou animado em estender minha parceria com a McLaren por muitos anos. Eu quero poder brigar na parte da frente do grid com esse time e estou empolgado com as visões e fundações que já estão sendo postas para nos levar até lá”, disse Piastri ao site oficial da equipe.

O acordo também arrancou uma chuva de elogios do chefe, Zack Brown. "Estou encantado por continuar nossa parceria com Oscar até o final de 2026. Ele é um talento incrível e um trunfo para a equipe, por isso é fantástico estarmos comprometidos um com o outro no longo prazo. Oscar já está provando o que pode fazer na pista e tem sido fundamental na reviravolta que tivemos até agora nesta temporada. Ele se encaixou de maneira brilhante na equipe e é muito valorizado por toda a família McLaren Racing. Estou animado para ver como ele continua a crescer dentro e fora das pistas”, disse o CEO.

Lando Norris, piloto número um da montadora, também aumentou o tempo de vínculo com a oito vezes campeã do mundial de construtores. A jovem dupla irá permanecer junta atrás dos volantes ao menos até o fim da temporada de 2025.

No GP de Singapura, Piastri foi prejudicado por uma bandeira vermelha no Q1 e largou em 17º. Com uma excelente corrida de recuperação, o australiano cruzou em 7º e somou mais seis pontos. Para o circuito de Suzuka, ele vai receber um novo pacote de atualizações no MCL60, as mesmas usadas no carro de Lando Norris, segundo colocado na pista de Marina Bay.

Depois do acordo se tornar oficial, Piastri ainda aproveitou para jogar uma indireta para a Alpine, outra integrante do grid da F1. "Anúncio de contrato sem estresse, como sempre", escreveu no X, antigo Twitter.

Na última temporada, o australiano era reserva da equipe francesa e foi anunciado como piloto titular do ano seguinte após a saída de Fernando Alonso para a Aston Martin. Porém, Oscar negou qualquer tipo de acerto com a montadora e precisou do aval da Junta de Reconhecimento de Contratos para poder se juntar a McLaren.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas