Futebol

Confira o resumo do primeiro dia da fase de grupos da Champions

Oito partidas abriram a instância inicial, com direito a sufoco do City de Guardiola, brasileiro indo às redes, gol de goleiro e retrancas consistentes entre os destaques

Ela voltou. A Liga dos Campeões inaugurou a fase de grupos da temporada 2023/2024 nesta terça-feira (19/9). Oito jogos movimentaram o primeiro dia da rodada de abertura, com direito a confrontos em janelas de horários mais abertas, uma novidade desta edição, com partidas às 13h45 e às 16h. Neles, um sufoco sobre o atual campeão, participação brasileira em vitória portuguesa, gol de goleiro para empate no último instante e defesas fortes foram apenas alguns dos aspectos das boas-vindas à primeira fase.

O principal confronto teve lugar no Parque dos Príncipes, onde o Paris Saint-Germain demorou para aplicar gols contra o Borussia Dortmund. Os parisienses tiveram mais pressão e uma bola na trave nos primeiros 20 minutos, ainda que parasse na defesa e na exposição ao contra-ataque dos germânicos, que viraram espectadores do jogo na sequência, esperando algo diferente a partir de um 5-3-2 defensivo claramente desenhado, com apenas 30% de posse de bola em alguns momentos, ainda que às vezes desatento aos contra-ataques após bolas perdidas no próprio campo.

O segundo tempo começou com pênalti por toque de Niklas Süle no braço, dentro da área defensiva, com Kylian Mbappé abrindo o marcador. Logo, com mais espaço para rodar a bola, uma jogada rápida que culminou em golaço de Achraf Hakimi dava a vantagem merecida aos franceses, em resposta à nova versão da principal força do país no torneio.

A abertura da competição teve um confronto aguardado entre clubes tradicionais, também pelo Grupo F. No San Siro, em Milão, o Milan parou na defesa do Newcastle e ambos não saíram do zero. Com um confronto estudado e brigado no meio-campo, ambos os times tiveram oportunidades de construção de jogada. Os italianos testassem mais ao gol na etapa inicial, incluindo uma bola na trave. O goleiro Nick Pope salvando os britânicos em uma grande pressão entre os 10 e os 20 minutos, força que se perpetuou em menor intensidade até o fim do primeiro tempo.

Na etapa final, a briga se manteve no meio do terreno, mas sem um grande ímpeto de lado a lado. Esporadicamente, os Rossoneri apertaram de forma mais firme, mas pararam na implacável e perfeita defesa dos ingleses, que não levaram qualquer perigo aos mandantes, ganhando um ponto que pode ser importante para o futuro, no famoso “empate com sabor de vitória”. Para os milaneses, além dos tentos deixados em casa, se soma a preocupação pela saída do goleiro Mike Maignan. Mesmo sem ter sido exigido durante os 90 minutos, deixou o campo por lesão na perna esquerda.

Demais grupos:

Grupo E

Lazio e Atlético de Madrid empatam em Roma

As Águias tentaram fazer força no Estádio Olímpico, estavam melhor ao longo do primeiro tempo, mas em meia hora deixou ir o ímpeto com gol de Pablo Barrios para os Colchoneros. Os madrilenhos tiveram poucos contra-ataques, se sustentaram na base defensiva típica de Diego Simeone e pagaram caro por dois pontos deixados na Itália, com um toque de cabeça do goleiro Ivan Provedel para levar o campo romano ao delírio.

Feyenoord bate o Celtic em Roterdã

Os holandeses se complicaram para abrir as contas contra os escoceses, sem jogo consistente com a bola rolando. Em falta, coube a Calvin Stengs contar com a ajuda do goleiro rival para abrir o marcador nos acréscimos da primeira etapa. Mesmo com dois jogadores a mais pelas expulsões de Gustaf Lagerbielke e Odin Holm, o time neerlandês sofreu para ampliar: o brasileiro Igor Paixão perdeu um pênalti, defendido pelo experiente Joe Hart, e coube a Alireza Jahanbakhsh dar a tranquilidade com o 2 x 0, aos 31.

Grupo G

City sofre mas passa pelo Estrela Vermelha

Vinte e dois chutes, uma bola de Erling Haaland no travessão e 80% de posse de bola: nada disso foi suficiente para os atuais campeões irem a rede no primeiro tempo, contando, ainda, com um gol de Osman Bukari em um contra-ataque para dar a vantagem aos sérvios, sendo uma curta zebra. Esta durou dois minutos no segundo tempo, pois Julián Álvarez agiu rapidamente para igualar e, novamente, aos 15, ter a virada inesperada pela necessidade, sendo logo consolidada, aos 29 por Rodri.

Leipzig vence fora de casa

Os primeiros gols da fase de grupos — em uma das partidas das 13h45 — tiveram lugar em Berna, na Suíça, com os alemães abrindo a conta com Mohamed Simakan e sofrendo o empate com Meschack Elia, em um parelho primeiro tempo. Na segunda metade, custou aos alemães confirmar o favoritismo e a vitória, com gols de Xaver Schlager e Benjamin Sesko, já na reta final da partida.

Grupo H

Barça goleia em casa provisória

Os caminhos para o triunfo Culé no Estádio Olímpico de Barcelona teve o primeiro gol de João Félix com a camisa catalã na competição, logo na parte inicial do duelo. Ainda antes do intervalo, Lewandowski e um gol contra transformaram o marcador em goleada contra os belgas. Na metade final, Gavi e Félix, de novo, deram números finais.

Porto supera o Shakhtar com toque brasileiro

Os primeiros gols brasileiros da fase de grupos tiveram lugar em Hamburgo, na Alemanha, onde o clube de Donetsk foi mandante. Galeno abriu a conta para o Porto no começo da partida, instantes antes do empate por Kevin Kelsy, rapidamente respondido pelo artilheiro da noite, que devolveu a vantagem aos Dragões, ampliada com assistência do próprio maranhense para Mehdi Taremi ampliar antes do intervalo, sendo suficiente para fazer os lusos somarem no primeiro compromisso.

Confira os placares desta terça-feira (19/9) na Champions League:

Milan (ITA) 0 x 0 Newcastle (ING)
PSG (FRA) 2 x 0 Borussia Dortmund (ALE)
Lazio (ITA) 1 x 1 Atlético de Madrid (ESP)
Feyenoord (HOL) 2 x 0 Celtic (ESC)
Manchester City (ING) 3 x 1 Estrela Vermelha (SER)
Young Boys (SUI) 1 x 3 RB Leipzig (ALE)
Barcelona (ESP) 5 x 0 Royal Antuérpia (BEL)
Shakhtar Donetsk (UCR) 1 x 3 Porto (POR)

Veja os jogos desta quarta-feira (20/9):

13h45
Real Madrid (ESP) x Union Berlim (ALE)
Galatasaray (TUR) x Copenhague (DIN)
16h
Bayern de Munique (ALE) x Manchester United (ING)
Real Sociedad (ESP) x Inter de Milão (ITA)
Braga (POR) x Napoli (ITA)
Arsenal (ING) x PSV (HOL)
Sevilla (ESP) x Lens (FRA)
Benfica (POR) x Red Bull Salzburg (AUS)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas