O Brasil comemora mais um fim de semana de gala nas principais modalidades do programa olímpico. O sábado (16/9) e o domingo (17/9) foram de conquistas e vagas asseguradas para a próxima edição das Olimpíadas, em Paris, em 2024. Destaque para os repertórios das delegações da ginástica artística e do judô.
Na competição que antecede a disputa do Mundial, em 30 de setembro, na Bélgica, o Brasil fez bonito ao faturar cinco medalhas na Copa do Mundo da França, disputada em Paris. As três pratas vieram com Rebeca Andrade, nas barras assimétricas, Jade Barbosa (solo) e Arthur Nory (barra fixa). Bernardo Actos e Flávia Saraiva colecionaram os bronzes na barra fixa e na trave.
O judô segue como esperança verde-amarela para a disputa em Paris-2024. No Pan-Americano disputado em Calgary, no Canadá, a delegação verde-amarela somou 15 medalhas individuais: sete de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Os campeões Larissa Pimenta (52kg), Matheus Takaki (60kg), Daniel Cargnin (73kg), Mayra Aguiar (78kg), Bia Souza (+78kg) e Rafael Macedo (90kg) também colaboraram com o título da disputa por equipes mistas.
Nas pistas, Giovanni Viana foi o cara do Brasil. O paulista de Santo André abocanhou o bronze do Pro Tour de Skate, disputado em Lausanne, na Suíça. Ele terminou a decisão 268,08 pontos e subiu no ranking que distribui vagas para os Jogos Paris-2024. No feminino, Rayssa Leal e Pamela Rosa terminaram em quinto e sétimo, respectivamente.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Confederação Brasileira de Skateboarding (@cbskskate)
Do skate para a pequena raquete. O Brasil está garantido na próxima disputa olímpica por equipes do tênis de mesa. O esquadrão masculino confirmou o favoritismo com o título do Pan-Americano. No feminino, a comemoração foi pelo segundo lugar. Mais quatro vagas foram garantidas nas disputas individuais — duas para homens e duas para mulheres.